18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça da Europa de Banyoles

Foram 6 os atletas nacionais que no passado domingo competiram em mais uma etapa da Taça da Europa de Triatlo. Desta feita foi a cidade de Banyoles, em Espanha, que recebeu a competição. Maria Areosa, na 10ª posição foi a melhor representante feminina. Seguiu-se Anaís Moniz na 14ª posição.

No sector masculino, Miguel Arraiolos na 11ª posição foi o melhor português numa prova que o Campeão do Mundo em título, o espanhol Javier Gomez, venceu. Seguiu-se, na 16ª posição, Pedro Laginha Palma. Já Hugo Ventura e Ruben Costa não terminaram a prova à conta, respectivamente, de problemas mecânicos e a uma queda no segmento de ciclismo.

A apenas um ano dos Jogos Olímpicos de Londres, e com 200 pontos ITU em disputa foram muitas e muitas as atletas com grande nível desportivo a participar na prova.
 
Prova Feminina

A primeira das competições a realizar-se foi a feminina. A australiana Felicity Sheedy-Ryan somou a segunda vitória em provas da Taça da Europa (que atribuem pontos para o Ranking Mundial) no espaço de uma semana já que havia vencido em Genebra no fim-de-semana anterior.

À saída da água formou-se um grupo de 6 atletas, liderado pelas italianas Gaia Peron e Charlotte Bonin (ITA). Nesse grupo estavam ainda Kerry Lang (GBR), Anna Godoy (ESP), Carolina Routier (ESP) e Radka Vodickova (CZE). As portuguesas Anaís Moniz e Maria Areosa surgiam pouco depois, a cerca de 35 segundos da liderança e integrando o principal pelotão.

Na última volta de ciclismo o grupo da liderança (já só com 5 atletas) foi absorvido, formando-se um pelotão com 22 atletas.

Ainda dentro do parque de transição a australiana Sheedy-Ryan acelerou e colocou-se na liderança da prova e foi ganhando tempo a toda a concorrência, vencendo isolada em 1h 58’ 11’’. Irina Abysova (RUS) e Radka Vodickova (CZE) completaram o pódio.
Com o seu desempenho na corrida final Maria Areosa voltou a obter um 10º lugar em provas da Taça da Europa, o mesmo resultado que obtivera em Quarteira e em Brasschaat e que lhe garantiu 99 pontos no ranking ITU a subida ao lugar 129. Por seu turno, Anaís Moniz obteve o seu melhor resultado da época ao terminar na 14ª posição. Moniz ocupa agora o lugar 202 do Ranking Mundial.

Prova Masculina

A prova masculina arrancou pelas 12.45, tendo Portugal 4 atletas em competição, eram eles Pedro Palma, Miguel Arraiolos, Hugo Ventura e Ruben Costa.

Com habitualmente, o eslovaco Richard Varga e o espanhol Javier Gomez assumiram a liderança do segmento de natação e ganharam cerca de 40 segundos ao pelotão. À saída da água Pedro Palma era o melhor português, na 13ª posição. Seguiam-se Ruben Costa, Hugo Ventura e apenas alguns segundos depois Miguel Arraiolos.

O duo da frente manteve-se isolado apenas durante a primeira volta do segmento de ciclismo. Logo após a junção sucederam-se as mudanças de ritmo e os ataques. De entre as tentativas acabou por vingar a tentativas dos espanhois Ricardo Hernandez e Francisco Cortes e do italiano Luca Facchinetti, que conseguiram chegar à seungda transição destacados do pelotão perseguidor. Durante o segmento de ciclismo registou-se a queda de Ruben Costa, que o obrigou a desistir e ainda um choque sofrido por Hugo Ventura que lhe danificou uma roda o impediu de continuar em prova.

Na corrida final, rapidamente Javier Gomez se colocou na frente e anulou a vontagem dos fugitivos, levando com ele, durante a primeira volta, o francês Etienne Diemunsch. Mais atrás formava-se um grupo perseguidor onde estava Pedro Palma e de saíria o terceiro classificado da prova. Pouco atrás seguia Miguel Arraiolos.

 Já na fase final da prova Pedro Palma quebrou e perdeu diversas posições, terminando na 16ª posição. O contrário aconteceu a Miguel Arraiolos que fez uma excelente recuperação terminando no 11ª lugar final.







  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:42:52

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...