Objectivo – sexta presença consecutiva nos Jogos Olímpicos 2012 - João Rodrigues no Mundial da Austrália

 
Depois de um 2010 com algumas dificuldades, 2011 será um ano chave para o atleta Olímpico João Rodrigues, Campeão e Vice-Campeão do Mundo de RS:X (Windsurf). O velejador espera obter a qualificação para os Jogos Olímpicos no mundial da Austrália. Se se concretizar, será a minha sexta participação no maior evento desportivo do planeta”.
 
A um mês de viajar para Búzios, no Rio de Janeiro, com o objectivo de realizar um estágio alargado, conjuntamente com os velejadores Ricardo Santos, do Brasil, Nick Dempsey, da Inglaterra e Ivan Pastor, de Espanha, João Rodrigues inicia o ano cheio de optimismo.
 
Maio será marcado pelo seu regresso a Weymouth para mais uma temporada nas águas onde se vão realizar os JO de Londres 2012 e que se estenderá até meio de Agosto. Durante este período, participarei ainda na Sail For Gold Regatta, no princípio de Junho e no evento teste dos JO de Londres 2012, nas duas primeiras semanas de Agosto, sempre em Weymouth.
 
Setembro é tempo de participar no campeonato da Europa na Bulgária, reservando os derradeiros meses do ano para a preparação e participação no mundial de classes Olímpicas da ISAF, que decorrerá em Perth, Austrália. De notar que neste evento, apuram-se 75% dos países para os JO de Londres 2012.
 
 
“2010 foi bastante atípico e difícil de gerir”
 
Se os primeiros meses do ano que passou foram marcados por alguma conturbação, derivada da tragédia ocorrida na Madeira, e que provocou sérios danos no Centro de Treino de Mar, o cenário depressa se alterou.
 
Entre Maio e Julho, João Rodrigues esteve em estágio em Weymouth, com velejadores de Inglaterra, Holanda, Nova Zelândia e França. Foi bastante proveitoso e culminou com a vitória na Sail For Gold Regatta, nas mesmas águas onde se desenrolarão os JO de Londres 2012”.
 
Outro momento que marcou o ano foi a eleição da candidatura Madeirense para a realização do campeonato da Europa em 2012. “Pela primeira vez, teremos alguns dos melhores velejadores do mundo a competir no Funchal”.
 
O ano de2010 terminou em alta: No final do ano, foi do Brasil que veio um convite para colaboração no projecto Olímpico Brasileiro, através do Time Rio. Tal solicitação permitiu a João continuar a treinar durante o Inverno, numa altura em que o financiamento do projecto Olímpico português estava congelado.
 
A confirmação da parceria da Câmara Municipal do Funchal bem como o retomar do projecto Olímpico Londres 2012, agora sob gestão directa do Comité Olímpico Português, foram a cereja no topo do bolo.
João Rodrigues, natural da Madeira, também Campeão da Europa em 2008 (pela terceira vez), 15 vezes Campeão Nacional conta com 121 internacionalizações e 50 medalhas conquistadas em competições internacionais – 22 de ouro, 16 de prata e 12 de bronze.  
 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...