18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Liga Mundial 2014 - Coreia foi mais forte (3-1) na despedida de Manel Silva

Com as posições na classificação final já devidamente definidas, a Coreia do Sul venceu (3-1: 25-23, 25-23, 18-25 e 25-21) hoje, na Póvoa de Varzim, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos na sexta e última jornada da Poule E. 
A Coreia procurava deixar uma imagem mais aproximada do seu real valor, o que conseguiu, enquanto Portugal perseguia a sua sétima vitória, que seria o melhor registo de sempre na Liga Mundial, ultrapassando as seis vitórias da edição de 2005, quando Portugal foi 5.º classificado, depois de bater o campeoníssimo Brasil.
Um jogo que marcou, também, a última vez que Manuel Silva vestiu a camisola das quinas, após 228 internacionalizações.

 

Já conhecedora do resultado do Holanda x República Checa (3-0), a equipa portuguesa entrou em campo concentrada mas sem o fulgor da véspera. Pelo contrário, os coreanos procuraram pressionar, desde logo, os locais (8-6).
Contudo, um serviço directo de João José colocou os portugueses a vencerem por dois pontos 12-10. E seria o capitão lusitano, com um bloco, a fazer o resultado com que se atingiu o segundo tempo técnico (16-13). Uma série de erros no ataque cometidos pelos portugueses possibilitaram a passagem para a frente dos coreanos (18-17), que se mostraram mais esclarecidos no final do set, selando o resultado com um bloco: 25-23.

 

Entrada determinada de Portugal no segundo set, com dois blocos (Alex e João José) e um serviço directo de Tiago Violas a fazerem a diferença (5-0). Kwang-In Jeon e Seung-Suk Kwak tentavam remar contra a maré, mas até este último ofereceu, com um ataque para fora, um ponto a Portugal (14-7).
Porém, e quando nada o fazia prever, aconteceu o «golpe de teatro». Com Min-Gyu Lee a servir, a Coreia reagiu, somou seis pontos consecutivos, e Portugal acusou o golpe (17-19)... e nunca mais se recompôs: 25-23.

 

Portugal voltou a entrar melhor no terceiro set, mas, a vencer por 15-11, viu um dos seus melhores recebedores (Idner Martins) sofrer uma lesão que o afastou do jogo. Uma contrariedade sentida pela equipa e... pelo público, mas que Portugal soube superar: 18-13, com um bloco de Marco Ferreira. E foi o oposto luso a fechar o set e o seu 10.º ponto individual, com um ataque ao primeiro toque: 25-18.

 

No quarto set, a liderança no marcador oscilou bastante, embora tenha sido a equipa de Hugo Silva a chegar em vantagem ao segundo tempo técnico (16-15), com um ponto de Marco Ferreira. Porém, foi este o momento que marcou a reacção dos coreanos, que transformaram esta desvantagem no resultado favorável de 20-16, sentenciando o desfecho do jogo: 25-21.

 

João José, com uma exibição e eficácia notáveis, foi o melhor pontuador do jogo, com 17 pontos, seguido de Chui-Woo Park, com 16.

 

Manuel Silva, de 40 anos e com 228 internacionalizações:
"Desde 1991 que representava a Selecção Nacional de Seniores. Chegou a hora de dizer adeus, meramente por motivos pessoais e familiares, pois, fisicamente, ainda me sinto capaz de ajudar a equipa do meu país. 
É uma sensação de tristeza, mas, simultaneamente, de muita alegria por tudo o que esta Selecção me deu e por tudo aquilo que ajudei a conquistar para ela. Fico feliz por ter estado em todos os momentos altos da Selecção e esta última Liga Mundial também é um desses momentos. Está a ser construído um grupo de jogadores mais jovens, que têm sido incansáveis na dedicação e no trabalho do dia-a-dia, e espero que eles aproveitem aquilo que eu e outros jogadores da minha geração ajudámos a construir".

 

Visivelmente emocionado, Hugo Silva, Seleccionador Nacional, referiu: "Não gosto de perder nenhum atleta e ainda por cima um do calibre do Manel, que é um exemplo de dedicação e disponibilidade para todos os atletas. Desejo-lhe as maiores felicidades e agradeço todo o apoio que me deu e tudo o que fez ao serviço da Selecção
Quanto ao balanço desta Liga Mundial, posso dizer que é muito positivo, pois nós, que aparecíamos como um outsider, lutámos até ao último jogo pela qualificação para a Final Four. Estou orgulhoso desta equipa e deste grupo de trabalho, a quem quero agradeço pelo empenho, dedicação e lealdade para comigo. É uma honra treinar um grupo destes".

 

Kiwon Park, Treinador da Coreia: "Jogámos muito melhor do que ontem. O grande ponto de viragem foi o segundo set, quando conseguimos dar a volta a um resultado muito desfavorável. Foi uma boa vitória e a melhor forma de terminar a Liga Mundial, uma competição que serviu de preparação para a nossa participação nos Jogos Asiáticos, a realizar em Setembro".

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 21:36:44

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...