13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Europeu 2019: Selecção Nacional vence Albânia e parte para a Croácia

 


Ao mostrar-se mais eficaz tanto no ataque como no serviço e bloco a Selecção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por Hugo Silva, logrou hoje estrear-se na fase de qualificação para o Europeu 2019 com um triunfo pela margem máxima 3-0 (25-21, 25-20 e 25-15) frente a uma Albânia aguerrida e esforçada mas ainda pouco experiente, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.


Sem descanso, a Selecção Nacional parte amanhã para a Croácia, onde vai disputar, no sábado (19h00/Sport TV) o segundo jogo da fase de qualificação para o Europeu, cuja fase final se realiza de 12 a 19 de Setembro de 2019 na Bélgica, Eslovénia, Holanda e França.

 

1.ª Set
Sem poder contar a 100 por cento com os irmãos Alex e Marco Ferreira, ainda a recuperarem de lesões, a Selecção Nacional começou por sentir dificuldades no primeiro embate com a Albânia (8-10). Um bloco de Norgen Baruti manteve a distância favorável aos albaneses (17-15), mas dois pontos de Filip Cveticanin deram a liderança a Portugal (21-20). Um ataque de Lourenço Martins e um ataque desperdiçado pela Albânia selaram o triunfo de Portugal: 25-21.
Neste primeiros set, Lourenço Martins (7 pontos) e Anton Qafarena (6) cotavam-se já como os maiores  artilheiros de serviço.

 

2.º Set
Aprendida a licção e já com o capitão Alex em campo, Portugal tomou em mãos as rédeas do jogo, com um serviço directo de Valdir Sequeira (9-5). A Albânia não baixou os braços e igualou (16-16). Lourenço Martins respondeu à altura, com um serviço directo (18-16). A maior eficácia no ataque e no serviço deu nova vitória à turma das quinas: 25-20.

 

3.º Set
Com cinco pontos sem resposta, um dos quais um serviço directo do distribuidor Miguel Rodrigues, Portugal começou da melhor forma a sua caminhada para o triunfo no set e no jogo, ao mostrar-se sempre mais eficaz no serviço e no bloco. Resultado: 25-15.

 

Autor de 14 pontos, Lourenço Martins foi o melhor pontuador do jogo, seguido de Anton Qafarena, com 11. 

 

 

Hugo Silva, treinador de Portugal:
"O nosso principal objectivo era a vitória. Vencemos, mas temos de fazer melhor e rectificar o que não está bem. Triunfámos porque abdicámos do risco e esperámos pelos erros dos nossos adversários e, depois, fomos mostrando mais eficácia no bloco/defesa.
Segue-se a Croácia e a Áustria, que são adversários mais fortes do que a Albânia. Sabemos que vamos sofrer nesses jogos, mas o apuramento para o Europeu está sempre no nosso horizonte".

 

Lourenço Martins, melhor pontuador:
"Foi um jogo complicado. Sabíamos que iríamos enfrentar dificuldades, pois estávamos condicionados, mas respondemos como uma equipa e vencemos com justiça. Com a Croácia será um jogo diferente, mas se mostrarmos a atitude que evidenciámos hoje podemos somar nova vitória rumo ao nosso principal objectivo que é, e foi sempre, o apuramento para a fase final do Europeu".

 

Jovan Melkas, Treinador da Albânia:
"Sabíamos do valor desta equipa de Portugal e da força e talento dos seus jogadores no ataque, que actuam já ao mais alto nível há muitos anos. Tentámos fazer algumas coisas e conseguimos bater-nos bem no primeiro e no segundo set. No terceiro set, Portugal foi claramente superior e nós não tivemos soluções. Parabéns a Portugal, pois venceu com mérito e à FPV pela organização. Até Janeiro de 2019, na Albânia!".

 

 

Portugal visita a Croácia no dia 18 (20h00 locais), acolhe a Áustria no dia 22 (20h00) na Grande Nave do Fórum Braga e visita os austríacos no dia 25 (20h15 locais).


Os jogos em casa com os croatas e os albaneses estão agendados para Janeiro de 2019, em local e hora a definir.


Os vencedores das sete poules e os cinco melhores segundos classificados qualificam-se para a fase final do Europeu 2019.

 

 

V o t o s  de  B o a s  F e s t a s

Periodicidade Diária

terça-feira, 18 de dezembro de 2018 – 13:27:37

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...