18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Selecção Nacional defronta Chile e Argentina

 

 

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por Hugo Silva, viaja no domingo para o Chile, onde vai disputar três jogos de preparação com a sua congénere chilena.

 

Jogos Chile x Portugal:

Dia 21 de Maio, às 17h00 locais no «Gimnasio Municipal» de Puente Alto
Dia 22 de Maio, às 20h00 locais no «Gimnasio H. Lizana», em Rancagua
Dia 23 de Maio, às 20h00 locais no «Gimnasio Ufro» de Temuco 

 

No dia 24, a comitiva portuguesa segue para a Argentina, defrontando a equipa sul-americana – que será sua adversária na  Liga das Nações de Voleibol 2019 (Volleyball Nations League - VNL) – em dois amigáveis nos dias 25 e 26 de Maio.

 

No dia 31 de Maio, os lusitanos estreiam-se na VNL 2019 na Argentina (Pool 2 / 31 de Maio a 2 de Junho), onde terão como adversários, para além dos argentinos, os canadianos e os búlgaros.

 

Na Rússia (Pool 6 / 7 a 9 de Junho), a turma das quinas defrontará russos, norte-americanos e italianos.

 

Portugal acolherá, nos dias 14 a 16 de Junho, no Multiusos de Gondomar, a Pool 9, que traz ao nosso País as selecções do Brasil, Sérvia e China, respectivamente 1.º, 10.º e 20.º posicionados no Ranking Mundial (1 de Outubro de 2018), viajando depois para o Irão (Pool 15 / 21 a 23 de Junho), onde enfrentará iranianos, franceses e australianos.

 

Esta fase preliminar terminará na Alemanha (Pool 20 / 28 a 30 de Junho), e Portugal defrontará o Japão, a Polónia e a Alemanha.

 

 

Sobre os jogos de preparação, Hugo Silva salienta: 


“Todos os jogos de preparação são importantes e o Chile, por ser uma das melhores selecções sul-americanas, pode ajudar e muito a nossa equipa a conseguir chegar a um bom ritmo competitivo. Além disso, a proximidade com a Argentina facilita todo um processo de adaptação que por norma estas grandes viagens causam. 
A Argentina será um pré-teste, o momento para sentir um adversário directo na luta pelo grupo desafiador, e igualmente importante porque será o derradeiro momento de preparação antes das grandes batalhas”.

 

O capitão Alexandre Ferreira afina pelo mesmo diapasão:


"A Liga das Nações é uma competição difícil e complicada, mental e fisicamente! Cinco semanas a jogar ao mais alto nível contra as melhores selecções mundiais.
Creio que o mais importante é conseguirmos aproveitar o facto de estarmos entre as melhores equipas do mundo e tentar elevar o nosso nível.
Não podemos esquecer que vencemos a Challenger Cup 2018 sem perder nenhum jogo. Foi um momento histórico para o Voleibol português e quando ninguém esperava”.

 

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos termina hoje o estágio que tem vindo a realizar desde o dia 5 de Maio em Vila Flor. 


A preparação dos portugueses inclui jogos particulares na América do Sul, com o Chile (20, 21 e 23 de Maio) e a Argentina (25, 26 e 28 Maio), antes da VNL, e com a Eslováquia (em Portugal, nos dias 23, 24 e 25 de Agosto) e na República Checa (5, 6 e 7 de Setembro), tendo em vista o Campeonato da Europa de 2019.

 

Atletas no estágio (18 jogadores)

 

ZONAS 4
Alexandre Ferreira (Aluron Warta Zawiercie/POL)
João Simões (Sporting CP)
Lourenço Martins (SC Espinho)
Caíque Silva (AJF Bastardo)
André Marques (Famalicense AC)

DISTRIBUIDORES
Miguel Rodrigues (Rennes Volley/FRA)
Tiago Violas (SL Benfica)
Frederico Santos (Purdue Fort Wayne / EUA)

CENTRAIS
Filip Cveticanin (SL Benfica)
Phelipe Martins (SC Espinho)
Nuno Teixeira (VC Viana)
Guilherme Menezes (SC Espinho)

OPOSTOS
Marco Ferreira (SC Espinho)
Bruno Cunha (VC Viana)
Valdir Sequeira (Videx Grottazzolina/ITA)
Hugo Gaspar (SL Benfica)

LIBEROS
João Fidalgo (Sporting CP)
Gil Meireles (Esmoriz GC)

 

A turma das quinas vai participar na prestigiada VNL após ter conseguido vencer na Final da Volleyball Challenger Cup 2018 a República Checa por 3-1 (18-25, 25-22, 25-19 e 25-16).


A Liga das Nações é disputada por 16 selecções nacionais: 12 «fixas» que estão sempre qualificadas para a competição e quatro «desafiadoras» (em 2019, Portugal, Canadá, Bulgária e Austrália), sendo que a última classificada destas selecções desce à Golden League, sendo substituída pela vencedora da Challenger Cup, um torneio que qualifica o vencedor para a próxima edição da Liga das Nações como equipa «desafiadora».

 

A VNL é composta por duas fases.


A Fase Preliminar desenrola-se ao longo de cinco semanas. Cada semana, as selecções participantes são organizadas em pools de quatro equipas, disputadas em sistema de «round-robin» (todos contra todos) em países diferentes.


Qualificam-se para a Final Six as cinco primeiras da classificação geral, que se juntam à selecção do país organizador desta etapa decisiva. 


As seis selecções participantes formam duas pools de três equipas, que se defrontam no sistema de «round-robin». 


Os 1.º e 2.º classificados de cada pool apuram-se para as meias-finais e jogam em sistema cruzado (o 1.º classificado de uma pool defronta o 2.º classificado da outra pool).


Os vencedores encontram-se na Final para competir pelo título da VNL.

 

A Rússia venceu a primeira edição da Liga das Nações ao derrotar, na final disputada na cidade gaulesa de Lille, a França pela margem máxima: 3-0 (25-22, 25-20 e 25-23).

 

 

Portugal em Montpellier na Final do EuroVolley

 

A Selecção Nacional vai disputar o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2019, organizado simultaneamente por quatro países: França, Eslovénia, Bélgica e Holanda.


Portugal está inserido na Pool A, sediada na cidade gaulesa de Montpellier, juntamente com a Itália, número 3 do ranking mundial e 5.ª classificada nas últimas edições do Mundial e do Europeu, a França, vice-campeã da Liga das Nações de Voleibol (VNL) e a Bulgária, uma das mais fortes representantes da escola de Leste.


Completam o grupo de seis equipas as selecções da Grécia e da Roménia.

 

Horários dos jogos* (Horas locais - Sud France Arena, em Montpellier)

 

12.Set Quinta-feira
14h15 - BUL vs GRE
17h15 - POR vs ITA
20h45 - FRA vs ROU

13.Set Sexta-feira
17h15 - BUL vs ROU
20h45 - ITA vs GRE

14.Set Sábado
17h15 - GRE vs FRA
20h45 - BUL vs POR

15.Set Domingo
14h00 - ROU vs ITA
17h30 - POR vs FRA

16.Set Segunda-feira
17h15 - ROU vs GRE
20h45 - FRA vs BUL

17.Set Terça-feira
14h00 - GRE vs POR
19h30 - ITA vs BUL

18.Set Quarta-feira
14h00 - POR vs ROU
20h45 - FRA vs ITA
*horas previstas 

 

O Campeonato da Europa realiza-se de 12 a 29 de Setembro do ano corrente. 

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos apurou-se como 1.ª classificada da Pool D da Fase de Qualificação.

 

 

Os quatro primeiros classificados de cada pool qualificam-se para os oitavos-de-final, sendo que os apurados da Pool A irão defrontar os apurados da Pool C (A1 x C4, A2 x C3, A3 x C2 e A4 x C1), o mesmo se passando com os da B em relação aos da D.

 

Os jogos dos quartos-de-final serão distribuídos pelos quatro países organizadores, enquanto as meias-finais se disputam na Eslovénia (Ljubljana) e França (Paris) e o jogo de atribuição do 3.º e do 4.º classificados e a final serão realizadas na capital gaulesa.

 

As selecções estão divididas por 4 grupos de 6 equipas, sediados em França (Pool A), Bélgica (Pool B), Eslovénia (Pool C) e Holanda (Pool D).

 

Pool A – França (Montpellier, org.), Itália, Bulgária, Portugal, Grécia e Roménia.
Pool B – Bélgica (org.), Sérvia, Alemanha, Eslováquia, Espanha e Áustria
Pool C – Eslovénia (org.), Rússia, Finlândia, Turquia, Macedónia e Bielorrússia
Pool D – Holanda (org.), Polónia, República Checa, Estónia, Ucrânia e Montenegro

 

Pela primeira vez na história da competição, o EuroVolley contará com 24 selecções participantes, incluindo as que representam os quatro países anfitriões – França, Eslovénia, Bélgica e Holanda –, ou seja, oito apuradas pela classificação

final do Europeu 2017, 12 da fase de qualificação e 4 organizadores.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 08:24:55

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...