Portugueses a caminho do Europeu 2019

 

 

Após o mini-estágio na República Checa, que incluiu dois jogos amigáveis com a selecção local, a Selecção Nacional, liderada por Hugo Silva, viaja amanhã para a cidade gaulesa de Montpellier, onde quinta-feira inicia, frente à Itália, a disputa da fase final do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, que se realiza pela primeira vez em quatro países: França, Eslovénia, Bélgica e Holanda, de 12 a 29 de Setembro de 2019.

 

Portugal vai disputar a Pool A na fase de grupos.


Os jogos da Selecção Nacional poderão ser seguidos em directo na Sport TV.

 

"Aquilo que conseguimos foi conseguido com muito sacrifício; estes jogadores lutaram muito, e não queremos dar um passo atrás. Queremos continuar a fazer história e passar à fase seguinte. Vamos fazer o melhor possível para deixarmos uma boa imagem de Portugal no Europeu", salienta Hugo Silva, analisando a complicada Pool A:
"Primeiro de tudo, é uma incógnita, o momento de forma com que vamos chegar a este Europeu comparado com o nível com que acabámos a Liga da Nações de Voleibol (VNL)!
A Itália, a Bulgária e a França são três equipas que não pararam desde Maio, uma vez que após a VNL disputaram os torneios de qualificação olímpica.
Para além do seu valor, estas selecções têm essa enorme vantagem de se encontrarem a um ritmo máximo e de excelência da sua preparação.
A Grécia e a Roménia são equipas que fizeram uma qualificação muito tranquila e ao mesmo tempo com muita qualidade. Eu diria que são equipas mais do nosso nível.
Já o afirmei: a nossa preparação vai continuar até ao jogo com a Grécia, pois precisamos de fazer crescer mais o nosso nível actual de jogo.
Após os três primeiros jogos [Itália, Bulgária e França] vamos apostar tudo nos dois últimos [Grécia e a Roménia], acreditando que vamos estar mais próximo daquilo que queremos.
Também já o assumi: uma vez que atingimos um patamar onde não dá para voltar atrás, se não nos apurarmos, assumo que não será um bom Europeu, mesmo tratando-se de uma final europeia.
O que fizemos nos últimos anos, principalmente neste último, obriga-nos a assumir que temos de passar à fase seguinte.
Devo confessar que, mais do que com os adversários, estou mais preocupado e focado na nossa equipa, pois sei do que eles são capazes de realizar se chegarmos ao ponto que tanto queremos.
Esta selecção provou, nos últimos anos, que mesmo com menos consegue fazer mais e acredito que todos juntos, apoiando-nos na nossa maior arma que é o colectivo, vamos continuar a escrever páginas na história bonita do Voleibol português e, simultaneamente, no desporto nacional".

 

 

Será a quinta participação da Selecção Nacional de Seniores Masculinos numa fase final do Europeu, após as presenças nas edições de 1948 (por convite - 4.º lugar), 1951 (por convite - 7.º lugar), 2005 (10.º lugar) e 2011 (14.º lugar).

 

Atletas convocados (14 jogadores)

 

ZONAS 4
Alexandre Ferreira (Aluron Warta Zawiercie/POL)
João Simões (Sporting CP)
Lourenço Martins (SC Espinho)
Miguel Cunha (VC Viana/Casa Peixoto)

 

DISTRIBUIDORES
Miguel Rodrigues (Rennes Volley/FRA)
Tiago Violas (SL Benfica)

 

CENTRAIS
Filip Cveticanin (SL Benfica)
Phelipe Martins (SC Espinho)
Nuno Teixeira (VC Viana)
Guilherme Menezes (SC Espinho)

 

OPOSTOS
Marco Ferreira (SC Espinho)
Bruno Cunha (VC Viana)

 

LIBEROS
João Fidalgo (Sporting CP)
Januário Silva (SC Espinho)

 

Team Manager - Carlos Prata
Seleccionador Nacional - Hugo Silva
Treinador Adjunto - João José
Scouter - João Santos
Médico - Ricardo Aido
Fisioterapeuta - Daniel Vilas Boas

 

A Selecção Nacional vai disputar o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2019, organizado simultaneamente por quatro países: França, Eslovénia, Bélgica e Holanda.


Portugal está inserido na Pool A, sediada na cidade gaulesa de Montpellier, juntamente com a Itália, número 3 do ranking mundial e 5.ª classificada nas últimas edições do Mundial e do Europeu, a França, vice-campeã da Liga das Nações de Voleibol (VNL) e a Bulgária, uma das mais fortes representantes da escola de Leste.


Completam o grupo de seis equipas as selecções da Grécia e da Roménia. 

 

Horários dos jogos* (Horas locais - Sud France Arena, em Montpellier)

12.Set Quinta-feira
14h15 - BUL vs GRE
17h15 - POR vs ITA
20h45 - FRA vs ROU

13.Set Sexta-feira
17h15 - BUL vs ROU
20h45 - ITA vs GRE

14.Set Sábado
17h15 - GRE vs FRA
20h45 - BUL vs POR

15.Set Domingo
14h00 - ROU vs ITA
17h30 - POR vs FRA

16.Set Segunda-feira
17h15 - ROU vs GRE
20h45 - FRA vs BUL

17.Set Terça-feira
14h00 - GRE vs POR
19h30 - ITA vs BUL

18.Set Quarta-feira
14h00 - POR vs ROU
20h45 - FRA vs ITA
*horas previstas 

 

O Campeonato da Europa realiza-se de 12 a 29 de Setembro do ano corrente.

 

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...