15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça Continental: apuramento para os Jogos Olímpicos

A Selecção Nacional de Voleibol de Praia começa hoje a preparar a participação nas meias-finais da Taça Continental – masculinos, a disputar de 17 a 19 de Maio de 2012, na Suíça, competição que apura o vencedor para os Jogos Olímpicos de Londres.

A selecção, formada por Pedro Rosas, Rui Moreira*, João Simões e José Pedrosa, será orientada por Francisco Fidalgo e efectuará treinos bidiários – das 10h00 às 12h30 e das 17h15 às 20h00 – no Centro Municipal de Treinos de Voleibol de Praia, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.

Pedro Rosas, 32 anos e 193 centímetros de altura, fará dupla com Rui Moreira (23 anos, 189 cm), enquanto João Simões (25 anos, 194 cm) jogará com José Pedrosa (34 anos, 187 cm).

Na cidade helvética de Zug, a Selecção Nacional terá de defrontar adversários poderosos, como as duplas russas, suíças, norueguesas e italianas ou as ucranianas, checas e gregas.

Portugal conseguiu o apuramento para as meias-finais ao derrotar, por 3-2, a Roménia no jogo de atribuição dos 5.º e 6.º lugares da Poule C da Fase Zonal da Taça Continental de Voleibol de Praia, disputada em Copenhaga, capital da Dinamarca, no ano passado.
As duplas lusas apuraram-se para a Fase Zonal ao vencerem, por 3-1, a Eslovénia, resultado que lhes permitiu assegurar o 3.º lugar final na Poule B da Fase Sub-Zonal Europeia, disputada em Setembro de 2010 na cidade eslovena de Zrece.

Henrique Gomes, Director da FPV responsável pelo Voleibol de Praia, salienta a importância da Taça Continental:
O Circuito Mundial é muito difícil, porque só apura os 16 primeiros classificados e a Taça Continental é a única oportunidade que Portugal tem de chegar aos Jogos Olímpicos de Londres no Voleibol de Praia e é nosso direito e dever aproveitarmos esta oportunidade ao máximo”.

Com 32 Federações Nacionais inscritas, a Taça Continental compreende oito torneios de masculinos e de femininos, cada um disputado por um máximo de quatro países (cada país participa com duas duplas de masculinos e duas de femininos).
Os torneios são disputados segundo a fórmula de «país contra país» e à melhor de cinco vitórias.
No caso de haver igualdade, após terem sido realizados 4 jogos, será disputado o «Golden Set», por equipas escolhidas pelo respectivo Chefe de Delegação/Capitão de Equipa.
Os três países primeiros classificados em cada torneio qualificaram-se para a Fase Zonal, à qual se segue agora a Fase Final, que definirá o vencedor da Taça do Continente Europeu.
Os vencedores das cinco Taças Continentais de Voleibol de Praia, resultantes dos torneios realizados nos cinco continentes, qualificar-se-ão directamente para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

* Após a realização do Play-off final do Campeonato Nacional da I Divisão - masculinos

  

Periodicidade Diária

terça-feira, 29 de setembro de 2020 – 03:31:31

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 12 Horas do Estoril - Pitlane-Treinos Livres
 
publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...