14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Selecção Nacional

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos e o Seleccionador Nacional, Juan Diaz, vão receber os Prémios CNID ZON Sagres 2011 numa cerimónia a realizar, na próxima segunda-feira, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos foi escolhida como a «Equipa do ano» de 2010, enquanto Juan Diaz foi considerado o «Treinador do ano» pelo CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto.

Em 2010, a Selecção Nacional registou a sua melhor performance de sempre: em 20 jogos oficiais, Portugal conseguiu 18 vitórias e só consentiu duas derrotas – irrelevantes para a classificação final das competições –, tendo rubricado a qualificação para a fase final do Campeonato da Europa e o triunfo na Liga Europeia.

Estes prémios são uma honra para o Voleibol português e o reconhecimento do facto de a Selecção Nacional, para além de se ter qualificado para o Campeonato da Europa, ter conseguido vencer a Liga Europeia, o que constitui um marco histórico para o Voleibol nacional, pois assinala a primeira grande vitória da modalidade a nível internacional.
É muito bom que as várias instituições e entidades reconheçam o trabalho desenvolvido pela Selecção Nacional e por mim, enquanto elemento da equipa técnica. É uma honra muito grande, mas também nos obriga a dar sempre o nosso máximo para alcançar os melhores resultados para a modalidade em todas as competições internacionais
”, reconhece Juan Diaz.

É também no dia 7 de Novembro que a Selecção Nacional se concentra (21h00) na Póvoa de Varzim, dando início ao estágio permanente com vista à participação na Poule B do Torneio 3 Europeu de Pré-Qualificação Olímpica, a realizar em Osijek (Croácia), nos dias 22 a 26 do mês corrente.

O Torneio 3 Europeu de Pré-Qualificação Olímpica está dividido em duas poules de três equipas cada: a Poule A é formada por Holanda, Finlândia e Croácia, enquanto, na Poule B, Portugal defrontará a Ucrânia no dia 22 de Novembro (19h00 locais) e a Eslovénia no dia 23 de Novembro (16h00 locais).
A Ucrânia e a Eslovénia medirão forças no dia 23 de Novembro, pelas 16h00 locais.

A Ucrânia e a Eslovénia não estiveram na fase final do Europeu 2011, mas têm o seu valor. Temos de jogar ao nosso melhor nível, dar o máximo e estar preparados para lutar muito. A Croácia, como está a jogar em casa, deve estar a fazer tudo para se apresentar em boas condições de discutir a qualificação para o torneio que se irá realizar na Bulgária e que apurará para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 apenas uma selecção.
A poule que disputaremos em Osijek será o primeiro passo na luta pela qualificação olímpica. Não vai ser fácil, porque praticamente todas as selecções têm um nível equilibrado, salvo uma ou outra que estarão um pouco acima das restantes.
Vai ser uma competição muito dura, mas todas as selecções estarão na mesma situação
”, salienta o Seleccionador Nacional.

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos já esteve (muito) perto de conseguir concretizar o sonho olímpico – principalmente em 2004, quando perdeu na «negra» (2-3) com a Polónia, no torneio de qualificação realizado em Matosinhos –, mas viu sempre gorarem-se as oportunidades, a última das quais no ano de 2008, em Espinho.

Foram momentos inesquecíveis, mas diferentes, pois os torneios pré-olímpicos foram disputados em Portugal e apuravam directamente para os Jogos Olímpicos.
Este torneio é diferente porque primeiro temos de ganhar o direito de integrar as melhores selecções da Europa para discutir um lugar para a final olímpica. Sabemos que na Bulgária, para além da selecção do país organizador, deverão estar selecções como a França ou a Rússia, a Polónia e a Sérvia, se não conseguirem qualificar-se através da Taça do Mundo, todas a lutar por um só lugar
", conclui Juan Diaz.

Os torneios de pré-qualificação estão assim definidos:

Torneio 1 – Eslováquia, Áustria e Espanha (Poule A), Turquia, Estónia e Montenegro (Poule B), a disputar em Poprad (Eslováquia).
Torneio 2 – França, Alemanha e Grécia (Poule A), República Checa, Bélgica e Letónia (Poule B), a disputar em Tourcoing (França).
Torneio 3 – Croácia, Holanda e Finlândia (Poule A), Portugal, Eslovénia e Ucrânia (Poule B), a disputar em Osijek (Croácia).

Nas poules, as selecções jogam todas contra todas, a uma volta. No final, as primeira e segunda classificadas disputarão as meias-finais cruzadas com as duas primeiras classificados da outra poule.
Os vencedores dos três Torneios Europeus de Pré-Qualificação Olímpica apuram-se para o Torneio Europeu de Qualificação para os Jogos Olímpicos de 2012, a disputar em Maio de 2012, em Sófia, na Bulgária.
O vencedor deste torneio final qualificar-se-á para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

A Polónia e a Rússia estão isentas de disputar os torneios de pré-qualificação porque receberam um wild-card da FIVB e vão disputar a Taça do Mundo, de 20 de Novembro a 4 de Dezembro, no Japão.

Em 2012, a Selecção Nacional irá disputar a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2013 de Seniores Masculinos, na qual defrontará a Turquia, a Bielorrússia e o vencedor do jogo Grã-Bretanha-Albânia, na Poule A da 2.ª Ronda, a disputar de 6 a 9 de Setembro de 2012 (1.ª volta, em Portugal) e de 13 a 16 de Setembro de 2012 (2.ª volta, na Turquia).
A 2.ª fase de qualificação será disputada em 6 poules de quatro equipas cada. O 1.º classificado passa directamente à fase seguinte, enquanto o 2.º classificado terá de disputar um play-off de apuramento.
Se for 2.º classificado na sua poule (A), Portugal defrontará o 2.º classificado da Poule F, composta por França, Espanha, Letónia e Hungria.
A Fase Final do Europeu 2013 será realizada na Dinamarca e na Polónia, estando já qualificadas para essa fase as seguintes selecções: Polónia e Dinamarca (países organizadores) e Sérvia, Itália, Rússia, Eslováquia e Bulgária, respectivamente 1.ª, 2.ª, 4.ª, 5.ª e 6.ª classificadas no Europeu 2011.
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 – 21:11:06

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...