14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Selecção Nacional - Manuel Silva: "Estre grupo merece estar nos Jogos olímpicos"

Manuel Silva é, aos 37 anos, um dos jogadores mais experientes e aguerridos da Selecção Nacional.
Com 207 internacionalizações, 8 títulos de campeão nacional – o mais recente dos quais alcançado na última época ao serviço dos açorianos da AJ Fonte do Bastardo – e igual número de taças, êxitos obtidos em Portugal e em Espanha, o Zona 4 esteve nos momentos-chave do Voleibol português, mas ainda não participou nos Jogos Olímpicos…

 “Este grupo de trabalho tem sempre vontade de ir mais longe, e é verdade que continua a faltar uma presença nos Jogos Olímpicos.
 Já disputei algumas poules de qualificação olímpica, mas para mim é sempre como se fosse a primeira, pois é enorme a vontade de participar num evento desportivo dessa natureza.
 Temos a consciência de que para lá estar é preciso trabalhar muito, mas acho que este grupo já merecia um feito desses. Ao longo desta última década, estivemos em estágio muito tempo e trabalhámos sempre para conseguir os melhores resultados.
Esperei mais de 10 anos para conseguir alcançar, ao serviço da Selecção Nacional, um êxito com tanto impacto como a Liga Europeia, e seria bom que essa vitória representasse a primeira de muitas.
 Temos de continuar a trabalhar muito e acreditar que também teremos aquela pontinha de sorte que às vezes nos tem faltado.
Mas precisamos de ter os pés bem assentes na terra e pensarmos que a vitória na Liga Europeia 2010 é passado e que ainda temos muito de trabalhar
”, salienta Manuel Silva.

A Selecção Nacional parte, às 17h05 de hoje, para Guadalajara, onde irá efectuar – amanhã, sexta e sábado – três jogos amigáveis com a sua congénere espanhola.
Temos feito vários jogos com a Espanha, tanto a nível oficial como particular, e parece-me ser uma selecção perfeita, forte e com ritmo de jogo, para defrontarmos e para treinarmos antes de uma competição como a qualificação olímpica”, reconhece o Zona 4.

O Torneio 3 Europeu de Pré-Qualificação Olímpica está dividido em duas poules de três equipas cada: a Poule A é formada por Holanda, Finlândia e Croácia, enquanto, na Poule B, Portugal começará por defrontar a Ucrânia no dia 22 de Novembro e a Eslovénia no dia 23 de Novembro.
Os primeiros jogos são sempre complicados. As selecções da Ucrânia e da Eslovénia também querem ganhar e representar o seu país nos Jogos Olímpicos. Vai ser a nossa vontade contra a deles e estou convencido que os jogos vão ser muito duros.
Favoritos no torneio? Creio que são todos. Penso que o primeiro jogo será muito importante para todas as selecções de ambas as poules e que qualquer exibição menos boa poderá pagar-se caro e dar lugar a um vencedor improvável. É muito importante que a equipa consiga apresentar-se nas melhores condições e é para isso que estamos a trabalhar
”, destaca.

Esse desejo de se apresentar nas melhores condições esteve em risco de não se concretizar, já que Manuel Silva contraiu uma entorse tibiotársica no decorrer de um dos primeiros treinos de preparação da poule pré-olimpica.
A utilização de protecções [ortóteses] permite prevenir lesões, pois os jogadores de Voleibol estão sempre a efectuar saltos e não sabem o que poderá acontecer, principalmente nos treinos.
Eu, por exemplo, na semana passada, saltei a um bloco e vi-me numa situação em que se não estivesse a usar a protecção da Zamst teria sofrido com certeza uma entorse grave, que me obrigaria a abandonar os treinos da Selecção. Assim, a lesão acabou por ser mínima e, felizmente, estou a recuperar bem.
Quando há saltos e treino de conjunto, é sempre bom usarmos as protecções, precavendo-nos de lesões graves
”, conclui.

Em Espanha, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos vai efectuar três jogos particulares com a sua congénere espanhola no Pavilhão Municipal Multiusos Aguas Vivas, em Guadalajara, onde se sagrou vencedora da Liga Europeia em 2010. Os jogos disputar-se-ão nos dias 17 (18h00), 18 (18h30) e 19 de Novembro (12h00) e inserem-se no plano de preparação de ambas as selecções com vista à participação nos Torneios Europeus de Pré-Qualificação Olímpica.
   

Periodicidade Diária

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019 – 03:11:16

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...