18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Selecção Nacional regressa aos treinos

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos vai retomar a sua preparação com vista à participação na fase de qualificação para o Europeu 2013, a disputar em Setembro do ano corrente, estando a concentração agendada para o Axis Porto Business & SPA Hotel no dia 22 de Julho, pelas 20 horas.
 
 Esta segunda fase da preparação para os torneios de qualificação para o Europeu compreenderá treinos bidiários nas instalações desportivas da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), compostos, nas duas primeiras semanas de trabalho pela recuperação e desenvolvimento físico através de musculação, piscina e corrida.

  Seguir-se-á, de 14 a 18 de Agosto, o estágio com a República Checa, adversária da Turquia e da Holanda na fase regular da Liga Europeia 2012.

  Pelo meio, o objectivo do Seleccionador Nacional, Flávio Gulinelli, será incutir na equipa uma «mentalidade ganhadora».
 
 Após a participação na Liga Mundial, e um curto período de férias, a Selecção Nacional está de regresso ao trabalho...

  “A Liga Mundial foi uma experiência muito importante para os jogadores, mas igualmente para a equipa técnica, em particular para mim, pois permitiu que eu conhecesse melhor os jogadores. Nem tanto do ponto de vista técnico e táctico, mas especialmente na reacção ao jogo.
 A resposta dada pelos jogadores na Liga Mundial teve pontos positivos e negativos.
 Por exemplo, do ponto de vista técnico, o desenvolvimento do sistema bloco/defesa foi muito bom. Começámos no primeiro torneio, na Alemanha [Frankfurt], com 9 blocos ganhos em três jogos e acabámos, na Bulgária [Sófia], com 28 blocos no total dos três jogos.
 O volume de jogo também melhorou de torneio para torneio, mas, a eficácia no serviço, pelo contrário, foi caindo nos jogos de Guimarães e da Bulgária”
, salienta Gulinelli.
 
 Agora, é tempo de ultimar pormenores que permitam alcançar o objectivo prioritário desde que «tomou posse» como seleccionador: o apuramento para o Campeonato da Europa 2013.

  “Tenho as ideias muito claras sobre o que vai ser esta segunda fase da nossa preparação tendo em vista a qualificação para o Campeonato da Europa.
 Do ponto de vista mental, o que precisa de ficar claro na cabeça dos jogadores é que «jogar é ganhar» e «querer é ganhar». São alguns dos conceitos que vou procurar incutir nos jogadores nesta segunda fase do trabalho.
 As primeiras duas semanas vão incidir na recuperação e desenvolvimento físico, com musculação, piscina, corrida, e no trabalho físico integrado com o trabalho técnico.
 Depois vamos começar a jogar, pois vamos precisar de jogar muito.
 Nesse sentido, está já agendado um estágio de uma semana com a Selecção da República Checa.
 A última semana de Agosto deverá ser a altura escolhida para a realização do Play-off de Qualificação para a Liga Mundial 2013, que poderá ser contra a Holanda ou a República Dominicana e que será o último teste antes dos dois torneios de apuramento para o Europeu, em Portugal e na Turquia
”.
 
 Numa breve análise aos nossos adversários:

  “A Bielorrússia fez poucos jogos e ainda não existe um grande conhecimento sobre a Grã-Bretanha, mas isso será colmatado com os jogos que vai disputar nos Jogos Olímpicos de Londres.
 O adversário que conhecemos melhor e que deverá ser o mais difícil é a Turquia, que organizou a fase final da Liga Europeia e só perdeu na final, com a Holanda e pela margem mínima (3-2), recuperando do resultado de 0-2. Jogou bem e com soluções tácticas interessantes
”. 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:12:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...