14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugueses em acção nas Competições Europeias

São vários os portugueses que entram em acção amanhã nas competições europeias.

No Play-off de 12 Equipas da Liga dos Campeões, os alemães do VFB Friedrichshafen, de João José, recebem os franceses do Tours VB, actuais líderes da Liga A.
Alemães e franceses são já velhos conhecidos. A última vez que se defrontaram foi na final da Liga dos Campeões de 2006/2007. Na altura, a equipa do central português venceu, por 3-1 (25-20, 26/24, 23/25 e 25/19), e ergueu o troféu, vingando-se, assim, da edição da Liga dos Campeões de 2004/05, quando tinha sido quarto classificado e os gauleses... campeões.
João José esteve em evidência nesse jogo: coroou uma boa exibição com 16 pontos (11 conseguidos no ataque, 3 no bloco e 2 no serviço), tendo terminado a Liga dos Campeões como o 8.º melhor no Bloco, um gesto técnico que é a sua especialidade e que lhe valeu o título de Melhor Blocador no Mundial de 2002, disputado na Argentina e onde a Selecção Nacional de Seniores Masculinos conseguiu posicionar-se entre as oito melhores equipas do mundo.
Da equipa alemã que defrontou o Tours em 2007 apenas resta um «sobrevivente», precisamente João José.
O capitão do Friedrichshafen e da Selecção Nacional salienta:
"Vai ser difícil, mas temos hipóteses, pois jogamos em casa e melhorámos muito nos últimos meses".

Na vizinha França, desenrolar-se-á igualmente amanhã outro jogo grande: os franceses do Stade Poitevin Volley-Ball Pró, de André Lopes, Carlos Teixeira e Nuno Pinheiro, recebem os russos do Zenit Kazan, sob a arbitragem do português Hélio Ormonde.

Após recuperar rapidamente de uma lesão, Carlos Teixeira regressou à competição no triunfo sobre o AS Cannes, no último jogo a contar para a Liga Pro A francesa.
O libero lusitano antevê assim o complicado compromisso que opõe o campeão gaulês ao colosso russo:
"Estou já a 100 por cento, mas acabei por ter sorte, pois fiz uma rotura de 1 centímetro no gémeo externo esquerdo e acabei por recuperar em 10 dias. No fundo, só falhei um jogo para o campeonato.
Em relação ao jogo de amanhã, estamos conscientes do favoritismo do Kazan, mas acredito, também, que temos condições para fazer um bom jogo e, com paciência, tentar provocar o máximo de erros possível à equipa russa, que é uma equipa com argumentos ofensivos fora dos padrões normais.
Acima de tudo, para nós, será um momento de grande prazer podermos usufruir de jogos com ambientes como só os jogos da Liga dos Campeões proporcionam.
Para além disso, penso que será um orgulho para a modalidade ter quatro portugueses inscritos na ficha de jogo".

Também o treinador dos gauleses, Olivier Lecat, reconhece o favoritismo do seu adversário. "É uma equipa com muito poucos defeitos", avisa...

Os jogos poderão ser seguidos em directo através do site www.laola1.tv.
Os jogos da 2.ª mão estão agendados para o dia 8 de Fevereiro.

Os vencedores da eliminatória disputarão o Play-off de 6 Equipas, que dará acesso (aos três vencedores) à Final Four, fase que será realizada na cidade polaca de Lodz pela terceira vez, nos últimos cinco anos, estando o clube local, PGE Skra Belchatow, já apurado como organizador.

Quanto aos árbitros portugueses presentes nas competições europeias:

Hélio Ormonde – Arbitra, no dia 1 de Fevereiro, o jogo Stade Poitevin Volley-Ball Pró (França)-Zenit Kazan (Rússia), na Liga dos Campeões, masculinos.
António Sobral – Arbitra, no dia 1 de Fevereiro, o jogo Knack Randstad Roeselare (Bélgica)-ACH Volley Ljubjana (Eslovénia), na Taça CEV, masculinos.
Avelino Azevedo – Arbitra, no dia 8 de Fevereiro, o jogo Bre Banca Lannutti Cuneo (Itália)-Lube Branca Marche Macerata (Itália), na Liga dos Campeões, masculinos.
Lídio Ferreira – Arbitra, no dia 8 de Fevereiro, o jogo Le Cannet VB (França)-VDK Gent Dames (Bélgica), na Challenge Cup, femininos.


  

Periodicidade Diária

domingo, 22 de setembro de 2019 – 12:38:28

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...