18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal recupera confiança de liderança na Liga Mundial

O segundo jogo frente à Holanda não poderia ter corrido melhor para as cores portuguesas. Apoiada no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos por um público incansável na sua dedicação, a equipa de Hugo Silva venceu por 3-1 (25-20, 28-26, 21-25 e 25-18), recuperou a liderança da Poule E e viaja, na quarta-feira, para a República Checa com uma almofada pontual confortável relativamente ao seu próximo adversário. Hoje, Dick Kooy ainda tentou remar contra a maré, mas não podia fazer tudo sozinho...

 


Início de set interessante, com Portugal, muito apoiado pelo numeroso público, a recuperar de uma desvantagem inicial (0-3), a equilibrar as forças (5-5, 8-8) e a passar para a frente (11-10). Um amorti de Valdir e um ataque de Alex aumentaram a vantagem (14-12) dos portugueses, que conseguiram manter ao longo do tempo (19-17). Um ataque falhado por Dick Kooy denotou alguma desorientação por parte dos holandeses (21-19). E um bloco individual de Miguel Rodrigues ao capitão holandês ainda colocou mais a nu as dificuldades da equipa de Edwin Benne. Alex fez o 24.º ponto, Ivo Casas salvou uma bola impossível e Diefenbach deslumbrou-se e atacou... para fora: 25-20.
 

 

Portugal entrou bem no segundo set (4-1), mas teve de enfrentar a reacção holandesa (4-3). Novamente em vantagem por três pontos (11-8) e nova recuperação por parte dos visitantes (11-10). O set prometia... mas o bloco dos lusitanos começou a fazer a diferença: Marcel segurou Overbeek e Miguel Rodrigues voltou a blocar Kooy (15-11).

 


Nova resposta por parte dos holandeses (16-13), que, contudo, não atemorizou a equipa de Hugo Silva. Valdir Sequeira furou o bloco contrário (19-13)...

 


Então, quando tinham a vitória na mão, os portugueses tremeram: com Diefenbach a servir, a
Holanda transformou uma desvantagem em vantagem (16-21 para 22-21), sobretudo pela acção de Koelewijn no bloco.

 


A perder por 22-24, Portugal, impulsionado pelo numeroso e entusiástico público, deu a volta ao resultado e fechou o triunfo com dois pontos de Alex: 28-26.

 


Início do terceiro set muito equilibrado, com o ataque a mostrar-se mais forte do que os blocos das duas equipas. Ligeira vantagem de Portugal (8-7), anulada no segundo tempo técnico, com 16-15 para a Holanda. Três pontos consecutivos de Kooy no ataque distanciaram os holandeses (21-17). Mais dois pontos do capitão holandês, um ataque e um serviço colocaram a Holanda em boa posição para fechar o parcial (23-19), o que aconteceria pelas mãos de Kooy, com o seu 18.º ponto individual: 25-21.
 

 

O quarto foi outro set muito equilibrado, com João Oliveira a dar vantagem aos lusitanos (9-7), mas Ter Horst a igualar, com dois pontos consecutivos no ataque, e Koelewijn, com um bloco, a passar a Holanda para a frente (10-9). Contudo, Portugal comandava à passagem do segundo tempo técnico (16-14), com um bloco individual de Marcel a Diefenbach.
 

 

Algo desorientados, os holandeses viram os portugueses começarem a crescer e a anularem, no bloco, as investidas do ataque contrário (21-16).

 


João José fez o 24-18 e... Alex levou o público ao rubro ao selar o triunfo com o resultado de 25-18.
Dick Kooy, com 21 pontos, e Valdir Sequeira, com 18, foram os melhores pontuadores das suas equipas.

 

 

Ambição e público na vitória portuguesa

 


Hugo Silva, treinador de Portugal: "Queria ressalvar uma coisa que foi importantíssima para a vitória: o apoio do público, que já ontem esteve incansável, mas não teve a devida recompensa da nossa parte. Tinha dito anteriormente que Portugal é um país do futebol, mas com este público, vejo que há espaço para todos os desportos. Mostrámos hoje muito mais ambição e agora a questão que se coloca é esta: Será que conseguimos lidar com a liderança? Os próximos jogos darão a resposta".
Alexandre Ferreira: "Gostaria de agradecer aos milhares de espectadores que estiveram ontem e hoje neste pavilhão, que acreditaram sempre e nos apoiaram. Posso dizer que já há alguns anos que não se via um público como este em jogos da Selecção Nacional. Tenho pena que ontem não tenhamos conseguido jogar bem, mas o público não deixou de acreditar em nós e foi hoje um factor de peso para a conquista desta vitória.
Estamos na liderança e, agora, temos de procurar vencer os próximos jogos para podermos passar à segunda fase da Liga Mundial".

 


Dick Kooy, capitão da Holanda: "Portugal jogou muito bem e nós não estivemos tão bem como ontem. Fizemos algumas substituições, que, no entanto, não surtiram efeito".
 

 

Edwin Benne, treinador da holanda: "Jogámos tal e qual como ontem, mas Portugal esteve muito melhor do que no primeiro jogo. os meus parabéns pela vitória. Acho que o set crucial deste jogo foi o segundo, em que nós estávamos a perder, recuperámos, mas não conseguimos vencer. O terceiro foi nosso, mas no quarto não conseguimos aguentar a pressão dos portugueses".

 


Ivo Casas: "Acho que jogámos muito bem, o nosso sideout esteve impecável e a vitória é inteiramente justa".

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 15:34:35

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...