18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Rui Dâmaso a meio ponto dos seis líderes do Open de Portugal/Cidade de Lisboa

 

 

Cumpridas quatro rondas das nove do Open de Portugal/Cidade de Lisboa, o grupo de líderes da grande prova do xadrez luso reduziu-se a apenas seis, os únicos jogadores que contam por vitórias as quatro partidas efetuadas.
 
Os grandes mestres Alexander Motylev (Rússia, número 1 do torneio), Eduardo Iturrizaga (Venezuela, 2), Nikita Petrov (Rússia, 4), Xiangyu Xu (China, 6), Denis Kadrik (Bósnia, 9) e Hannes Stefansson (Islândia, 12) são os seis líderes do torneio, confirmando todos o estatuto de candidatos aos lugares cimeiros da prova, que decorre no segundo pavilhão do Complexo do Casal Vistoso, em Lisboa.
 
A meio ponto do sexteto do comando está o melhor português do Open, o mestre internacional Rui Dâmaso, que na quarta ronda bateu o mestre FIDE polaco Kosma Pacan-Milev e soma 3,5 pontos, juntamente com mais 12 jogadores, sendo um deles o número 3 da prova, o grande mestre canadiano Eric Hansen, que cedeu um empate algo surpreendente na quarta jornada, perante o mestre internacional dinamarquês Kassa Korly.
 
No grupo dos jogadores com 3 pontos, que dividem a 21.ª posição, estão quatro portugueses, o mestre internacional Sérgio Rocha, os mestres nacionais André Fidalgo e Paulo Costa e o jovem Sub-20 Gonçalo Silva, uma das surpresas do torneio.
 
Quem continua a dar excelente conta de si neste Open é a mestre FIDE feminina Rita Jorge, que voltou a obter um resultado positivo, um empate frente ao mestre FIDE bósnio Avni Ermeni, que a coloca no grupo dos xadrezistas com 2,5 pontos, onde também se encontra outro jogador do Galitos em boa forma, João Pedro Andias, que também empatou com um adversário mais cotado, o espanhol Svyatoslav Korneev.
 
O Open de Portugal/Cidade de Lisboa reúne 270 jogadores e decorre até ao dia 9 de fevereiro, com rondas diárias, sempre a partir das 19 horas, com exceção da nona e última, que começa às 14 horas.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:33:38

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...