18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Nacionais de Jovens e de Veteranos adiados devido ao surto do Coronavírus [Covid-19]

 

Atendendo às últimas recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) sobre o surto do Coronavírus (COVID19), a Direção da Federação Portuguesa de Xadrez, em reunião extraordinária realizada no dia 10 de março de 2020, decidiu:
 
- Adiar para data oportuna os Campeonatos Nacionais de Jovens de Semi-Rápidas por Equipas e de Rápidas Individual e por Equipas, que deveriam ter lugar em Odivelas, nos dias 14 e 15 de março de 2020.
 
- Adiar para data oportuna os Campeonatos Nacionais de Jovens, que deveriam ter lugar em Portimão, entre os dias 4 e 8 de abril de 2020.
 
- Adiar para data oportuna os Campeonatos Nacionais de Veteranos, que deveriam ter lugar em Portimão, entre os dias 4 e 8 de abril de 2020.
 
Todas as outras competições previstas no calendário de competições mantêm-se, para já, nas datas definidas, mas, dados os possíveis desenvolvimentos da epidemia do Coronavírus, e sempre na observância das decisões a tomar pelas tutelas que superentendem a FPX, a Direção do organismo lembra a possibilidade de adiamentos, cancelamentos e reagendamentos das provas.
 
A FPX desenvolverá todos os esforços para garantir a realização das competições agora adiadas dentro do calendário 2019/2020, nos mesmos locais para onde estavam programadas. Para tal, o nosso organismo já está em conversações com as câmaras municipais de Odivelas e de Portimão, de forma a realizar as provas em novas datas. Neste contexto, a FPX sabe da importância de assegurar os Nacionais de Jovens, já que, segundo os regulamentos, estes apuram para as provas internacionais previamente designadas. No caso em questão, a prova para qual os campeões nacionais estarão apurados diretamente é o Campeonatos da Europa de Jovens, a realizar entre os dias 12 e 22 de novembro de 2020, em Antalya (Turquia).
 
Esta decisão da FPX inclui a garantia de compensar na totalidade os gastos já efetuados em inscrições e alojamentos nas unidades hoteleiras definidas pela FPX, de todos aqueles que pretendiam participar nas provas agora adiadas.
 
Em relação às provas que se mantêm nas datas pré-definidas, a FPX introduz as recomendações da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) sobre a não obrigatoriedade dos jogadores se cumprimentarem.
 
Além disso, e em observância às regras definidas pela DGS, a FPX recomenda: - Os jogadores com sintomas de gripe, febre e/ou problemas respiratórios não deverão participar em provas. Nas competições oficiais da FPX será devolvido o valor das inscrições já pagas aos jogadores nessas circunstâncias;
 
- Aconselha-se a evitar a participação de xadrezistas filiados na FPX nos países onde existe forte propagação de surtos, conforme indicados pela Direção Geral de Saúde; 
 
 - Em caso de doença, de contacto com um caso confirmado de COVID-19 ou de permanência numa área com transmissão comunitária ativa, nos últimos 14 dias, é aconselhada a não comparência no local do evento;
 
- As provas de pequenas dimensões devem garantir as condições sanitárias e, se jogadas em espaços fechados, devem ter circulação de ar ou ventilação. Deve haver espaçamento entre as mesas.
 
 - Possíveis casos de contacto devem ser comunicados aos serviços de saúde;
 
 - Conforme as recomendações da DGS, são suspensos em todo o país os eventos em recintos fechados com mais de mil pessoas, e nos concelhos de Felgueiras e Lousada, os eventos com mais de 150 jogadores.
 
- Aconselha-se os jogadores a:  - lavar as mãos frequentemente, com água e sabão; - tomar das medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca ao espirrar ou tossir (com um lenço e nunca com as mãos); - deitar sempre os lenços de papel no lixo; - evitar comer nos locais de jogos e deitar o seu próprio lixo nos caixotes.
 
Levando em conta a distância temporal aos Campeonatos Nacionais de Semi-Rápidas e Rápidas (Individual e Equipas), marcados para Felgueiras nos dias 20 e 21 de junho, será posteriormente analisada a realização ou não da prova no local e datas previstos, conforme as recomendações da DGS.
 
A FPX irá continuar a acompanhar a situação e seguir as recomendações das instituições com essa responsabilidade e pede a colaboração de todos na leitura atenta das suas diretrizes disponíveis para consulta em https://www.dgs.pt/ 
 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 18:28:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...