18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Esclarecimento da FGP referente à participação de ginastas portuguese em CMGI

 

Esta semana têm sido publicadas por vários meios de comunicação notícias referentes à participação de ginastas portugueses na Competição Mundial Por Grupos de Idades (CMGI) que decorre em Tóquio.

 

Em relação aos apoios recebidos pelos nosso ginastas, os únicos ginastas aos quais a FGP suporta os custos das provas internacionais são os seniores que fazem parte da Seleção Nacional e que participam, esses sim, no Campeonato do Mundo. A FGP suporta ainda todas as despesas relativas a equipamentos, juízes treinadores fisioterapeuta e chefia de delegação.

 

Relativamente à Competição Mundial por Grupos de Idade que abrange os escalões de juvenis e juniores, a FGP organiza o processo de seleção, suporta as despesas com juízes, com a chefia de delegação e, nos casos de ginastas que tenham Estatuto de Alto Rendimento, também com o equipamento.

 

Esta diferenciação acontece porque, naturalmente os recursos não chegam para tudo. A FGP abarca 8 disciplinas e, portanto, é impossível assumir responsabilidade financeira com estes escalões etários nas disciplinas.

 

Os ginastas representaram Portugal na Competição Mundial Por Grupos de Idades e não no Campeonato do Mundo, são coisas distintas. Os vencedores da CMGI não recebem o título de campeões do mundo, isto apenas acontece no Campeonato do Mundo. Posto isto não podemos designar os ginastas campeões do mundo, é algo que não é verídico nem é ético havendo regras específicas em cada um dos casos/competições. É com muito orgulho que a Federação de Ginástica de Portugal acompanha o percurso destes ginastas e os resultados obtidos pelos mesmos, mas tratando-se de resultados obtidos numa CMGI e não num Campeonato do Mundo não podemos atribuir-lhes esse estatuto.

 

A FGP tem tido uma política muito ativa de ajuda aos clubes ao nível do apetrechamento colocando praticáveis (cada um no valor de cerca de 25 000€) e outros materiais em muitos clubes.

 

A FGP tem ainda apoios ao nível médico, ligação com os estabelecimentos de ensino e estágios de preparação.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:32:33

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...