14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Daniel Monteiro eleito presidente da FADU para o mandato 2015-2017

 

Daniel Monteiro foi eleito, no passado dia 30 de setembro, presidente da FADU para o próximo biénio, encabeçando a lista única que concorreu ao ato eleitoral dos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) para o mandato de 2015-2017. Os novos órgãos sociais tomam posse na próxima terça-feira, dia 13, às 17h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

O estudante do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa (IPL-ISCAL), afirma que este é “de um desafio ambicioso, que exigirá uma grande responsabilidade e dedicação de toda a equipa eleita. É por isso uma direção renovada, composta por pessoas experientes nas lides do associativismo e do desporto universitário”.

Daniel Monteiro irá presidir à nova direção, composta por Paulo Santos (Instituto Superior de Engenharia do Porto), no cargo de administrador, e tendo como vice-presidentes, Carlos Teixeira (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Filipa Braz da Silva (Universidade do Algarve), João Nascimento (Universidade de Aveiro), Nuno Novais (Universidade do Minho), Marianna Cardoso (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), Pedro Sereno (Instituto Superior Técnico) e Sandra Vaz (Universidade do Minho).

A lista, que teve como mandatário o atleta paralímpico Jorge Pina, definiu como uma das principais prioridades do seu manifesto eleitoral a aposta no desporto adaptado. “Queremos proporcionar a jovens portadores de deficiência as condições para participarem e competirem no desporto universitário. A FADU tem também aqui um papel de responsabilidade em garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao desporto, promovendo a criação de hábitos de vida saudáveis e a integração de pessoas com deficiência na comunidade académica”, explica Daniel Monteiro.

A legislação do estatuto estudante-atleta mantém-se como um dos grandes objetivos a atingir. Para o antigo presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP), é incompreensível que “após tanta reflexão e discussão em torno do estatuto de estudante-atleta, o mesmo ainda não seja uma realidade. Apesar da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude ter constituído um grupo de trabalho para estudar a implementação de medidas de apoio à compatibilização da prática desportiva com a formação académica, a verdade é que o passo final, o de legislar, acabou por nunca ser dado.
Assim que tal acontecer, estou certo que significará um passo de gigante na maior valorização e reconhecimento do desporto universitário junto da sociedade civil”.

O aumento do número de praticantes quer nas provas da FADU, quer na prática de desporto informal, através da “afirmação da FADU no contexto político-desportivo nacional, por meio da promoção do desporto universitário e de um maior envolvimento com as restantes federações desportivas, organizações, clubes e agentes do sistema político e desportivo nacional” é outra das bandeiras que a lista apresentou na candidatura a este mandato.

Por fim, a futura direção foca-se ainda no financiamento estatal à FADU. “Nos últimos dois anos assistimos a uma redução de financiamento por parte do Estado, completamente desproporcional à atual atividade e dimensão da FADU. Fazer muito com pouco tem sido prática corrente da vida desta instituição, mas chega a uma altura que os cortes se tornam insustentáveis tendo em conta aquilo que a FADU oferece e com a qualidade que o faz”, remata o dirigente.

A lista dos órgãos sociais para o mandato 2015-2017 assume a seguinte estrutura:

Presidente e Direção
Presidente                Daniel Monteiro (IPL-ISCAL)
Administrador          Paulo Santos (IPP-ISEP)
Vice-Presidentes
Carlos Teixeira (UTAD)
Filipa Braz da Silva (U.Algarve)
João Nascimento (U.Aveiro)
Nuno Novais (U.Minho)
Marianna Ottati Cardoso (U.Porto-FADEUP)
Pedro Sereno (U.Lisboa-IST)
Sandra Vaz (U.Minho)

Mesa da Assembleia Geral
Presidente          Carlos Videira (U.Minho)
1º Secretário       Luís Pardal (UÉvora)
2ª Secretária       Maria Inês Neri (UNL-FCM)

Conselho Fiscal
Presidente         André Reis Silva (U.Aveiro)
Secretária          Francisca Castelo-Branco Sousa (UBI)
Relatora             Cátia Crespo (IPSetúbal)

Conselho de Disciplina
Presidente        Diogo Nabais (Lic. Direito)
Vogais               José Miguel Albuquerque (Lic. Direito) e Ricardo Ezequiel (IPC-ISCAC)

Conselho de Justiça
Presidente       Bruno Alves (Lic. Direito)
Vogais               Nuno Guerreiro (Lic. Direito) e Pedro Freitas (U.Lisboa-FDL)

Periodicidade Diária

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019 – 07:31:56

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...