14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

FADU recebeu pela 3ª vez consecutiva prémio de Federação Mais Ativa da Europa

 

 

 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) recebeu hoje, dia 9, o prémio de Federação Mais Ativa da Europa atribuído pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) na sua Gala anual que teve lugar em Wroclaw, na Polónia. A FADU recebe assim este prémio pelo 3º ano consecutivo.

Este prémio é o reconhecimento do trabalho que a FADU tem vindo a desenvolver, com os seus clubes, em prol do desporto universitário”, afirma o presidente da FADU, Daniel Monteiro.

No ano de 2015, Portugal teve a maior participação de sempre em Campeonatos Europeus Universitários (CEU’s), sendo o único país com clubes presentes nas 19 competições organizadas. Esta presença assegurou o 2º lugar entre as federações com mais atletas e oficiais participantes e o 4º lugar nas federações com mais equipas. Na lista das federações com maior sucesso, a FADU encontra-se em 5º lugar.

A nível de organizações de eventos europeus, desde 2001, a FADU é a 2ª classificada, com 12 organizações, atrás da federação polaca com 22 organizações. “Todas estas classificações mostram o constante desenvolvimento do desporto universitário, que é reflexo do trabalho, dedicação e horas de empenho de muitas pessoas: dirigentes e staff da FADU, dirigentes dos clubes e todos os que participam no desporto universitário”, exalta Daniel Monteiro.

Os clubes portugueses não alcançaram o prémio de melhor universidade europeia, que foi para a Universidade de Warsaw, na Polónia, mas a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM)/UM e a Universidade do Porto (U.Porto) conquistaram o 2º e 3º lugares, respetivamente, entre 353 instituições.

Este prémio foi, por três anos consecutivos, entregue a clubes portugueses – de 2011 a 2013 à Associação Académica de Coimbra e, em 2014, à AAUM/UM.

Portugal volta a estar em destaque, ao ter os clubes com o maior número de equipas, a U.Porto, e com o maior número de participantes nos CEU’s, a AAUM/UM. É também do Minho que vêm mais boas notícias, com o prémio de melhor fotografia, atribuído à fotografia de Ângela Gameiro tirada aquando do CEU de Andebol, que se realizou em Braga, de 2 a 9 de agosto.

O logotipo desta competição também esteve em disputa, mas terminou em 3º lugar no concurso de melhor logotipo de CEU 2015.

A Gala da EUSA insere-se no programa da Assembleia Geral do organismo que elegeu hoje o seu Comité Executivo para o mandato 2016-2020, para o qual foi eleito Bruno Barracosa, ex-presidente da FADU (2010-2013).
 

Prémios da EUSA

FADU


  • Federação mais Ativa, pelo 3º ano consecutivo
  • 2ª com maior número de participantes
  • 5º lugar ranking de resultados
  • A FADU foi a única que esteve representada nos campeonatos todos da EUSA, 19.

1º lugar concurso de fotografia, Ângela Gameiro EUC Handball Braga 2015;
2 clubes nos primeiros 3 lugares do ranking melhores universidades, AAUM/UM 2ª lugar e U.Porto 3ª lugar (entre mais de 350 instituições)
3º Melhor logotipo, GEN Studio, EUC Handbal Braga 2015
Universidade com maior número de equipas, U.Porto
Universidade com maior número de participantes, AAUM/UM


Periodicidade Diária

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019 – 03:04:19

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...