14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Campeonatos Nacionais Universitários em Lisboa - Passaporte para Jogos Europeus Universitários com “Diretos” na Bola TV

 

A capital portuguesa recebe de 17 a 24 de abril as fases finais da 26ª edição dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), com mais de 2000 estudantes-atletas a competirem em 10 modalidades. Os CNU’sreúnem, num só evento, a elite académica nacional fortalecendo o Desporto Universitário que nos últimos anos também tem contado com a participação de grandes nomes do desporto nacional como Nelson Évora, Sara Moreira e Jéssica Augusto, no atletismo, bem como Fernando Pimenta, na canoagem.

 

Pela primeira vez na história dos CNU’s, Lisboa recebe a mais importante competição do desporto universitário e conta com transmissão em direto na Bola TV da final de quatro modalidades. Basquetebol Feminino no dia 20 abril, às 16h30, no dia seguinte as finais de Andebol Masculino às 16h e às 18h o Futsal Masculino. Finalmente no dia 22 de Abril há a transmissão da final de Futebol 11 Masculino, pelas 14h30.

 

Os CNU’s 2016 realizam-se com a organização conjunta da Federação Académica de Lisboa (FAL) e da Câmara Municipal de Lisboa (CML), sob a égide da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Em 26 anos de vida dos CNU’s o desporto universitário tem vindo a impor-se no panorama nacional e para Daniel Monteiro, presidente da FADU, é notório o crescimento do evento.“ Existe hoje um conjunto mais alargado de entidades envolvidas, muito mais clubes e Instituições de Ensino Superior a reconhecer o desporto universitário como uma prioridade para o desenvolvimento do estudante”.

 

Durante oito dias encontram-se, em Lisboa, cerca de 140 equipas universitárias vindas de todo o país para discutir os títulos nacionais, masculinos e femininos, de 10 modalidades: Andebol, Basquetebol, Corfebol, Esgrima, Futebol 11, Futsal, Judo, Rugby 7s, Voleibol e Taekwondo. Os conjuntos que se sagrarem campeões nacionais apuram-se para os Jogos Europeus Universitários de 2016 que se realizam em Zagreb e Rijeka, na Croácia, em julho.

 

Os CNU’s vão acontecer em 16 instalações desportivas da cidade, concentrando-se sobretudo no complexo do Estádio Universitário de Lisboa. As emoções estão ao rubro e todas as questões ainda por responder: será que a Associação Académica da Universidade do Minho vai ganhar, pelo 8º ano consecutivo, o andebol masculino? Os tri-campeões nacionais de voleibol do Instituto Politécnico do Porto vão continuar a senda vitoriosa? Uma coisa é certa: os melhores das academias portuguesas juntam-se na capital para o “tira-teimas” final de 2016! É altura de celebrar, em Lisboa, o encontro entre “Desporto, Cidade e Academia”!

 

Sessão de Abertura

18 abril, 21 horas

 

Em todo o país existem cerca de 9 mil estudantes-atletas e em Lisboa vão juntar-se 2 mil. Os melhores entre os melhores vão ser recebidos na Sessão de Abertura dos CNU’s 2016 no dia 18 de abril, 2ª feira, pelas 21 horas no Teatro Thalia, nas Laranjeiras.

 

Para além das estrelas do evento estarão presentes algumas das instituições e entidades que permitiram a realização dos CNU’s na capital, nomeadamente a Câmara Municipal de Lisboa e a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. André Pereira da Federação Académica de Lisboa, e também presidente da Comissão Organizadora, e Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, abrem o evento pontuado pela música do Coro Médico de Lisboa e pela ForTuna.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019 – 19:46:42

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...