14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Floriano Jesus e Norberto Mourão no Europeu de Paracanoagem

 

 

Atletas representam Portugal na prova agendada para a Polónia, nos dias 21 e 22 de maio.

Taça do Mundo também é disputada em Poznan, de 23 a 25 de maio.

 

Floriano Jesus e Norberto Mourão vão defender as cores nacionais no Campeonato da Europa de Paracanoagem, que se realiza nos dias 21 e 22 de maio, em Poznan, cidade da Polónia, que também recebe, entre 23 e 25 de maio, a Taça do Mundo de Paracanoagem.

 

Em 2019, além do Europeu, o calendário competitivo inclui, ainda, o Campeonato do Mundo de Paracanoagem, em agosto, de 21 a 24, em Szeged, na Hungria. Esta prova vai ditar o apuramento para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

 

Ivo Quendera, técnico da Seleção Nacional de Paracanoagem, assume que “os objetivos estão traçados”, antes de assegurar que a dupla portuguesa tem “treinado bem”. “O objetivo, tanto para o Europeu, como para o Mundial, passa por conseguirem a melhor classificação possível”, revela Ivo Quendera, defendendo que “o objetivo mínimo é estarem presentes nas finais A”.

 

Segundo o técnico da Seleção Nacional de Paracanoagem, “o objetivo máximo é que o Norberto se classifique nos primeiros dois terços da classificação geral para entrar no Projeto Paralímpico”. “Se estiver na final, entra automaticamente”, assinala.

 

Depois do 7.º lugar obtido no Campeonato do Mundo de Paracanoagem, disputado, no ano passado, em Montemor-o-Velho, Floriano Jesus garantiu a entrada no Projeto Paralímpico. “A meta proposta para o Floriano, no Europeu, é tentar ficar nos quatro/cinco primeiros lugares”, antecipa.

 

Quanto à Taça do Mundo de Paracanoagem de Poznan, Ivo Quendera aponta ao “objetivo mínimo de irem às finais A”, apesar de, segundo o técnico nacional, “ainda não há certezas sobre os países de fora da Europa que vão marcar presença”.

 

Atleta do Clube Infante de Montemor, Floriano Jesus vai competir em KL1 e diz-se “preparado”. “O principal é mostrar o trabalho que se tem andado a desenvolver e estar nos primeiros lugares”, transmite, optando por não falar em medalhas. “Ainda é um bocado prematuro”, defende.

 

Sem esconder que “o foco está no Mundial de agosto”, Floriano Jesus manifesta o desejo de “conseguir a vaga para os Jogos Paralímpicos”. “Vamos trabalhar para isso”, concretiza. 

 

Norberto Mourão assume que “o objetivo principal é integrar o Projeto Paralímpico”, mas, para que tal se torne realidade, tem de “chegar à final”. “Tendo em conta o tempo que fiz no Campeonato Nacional e os tempos que os adversários fizeram cá, em Montemor, no Campeonato do Mundo, acredito que posso lutar pela primeira metade da tabela”, revela o atleta do Sporting Clube de Portugal.

 

A competir em VL2, Norberto Mourão realça o facto de a Seleção Nacional marcar presença na Taça do Mundo de Paracanoagem. “Permite ganhar experiência internacional, porque precisamos. No ano passado, em Montemor, notou-se que faltava. Vai dar ritmo competitivo internacional e ver como estamos em relação aos outros, até porque vai ser a última oportunidade antes do Mundial”, sublinha.

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 26 de janeiro de 2020 – 08:20:46

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...