13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

25.ª Meia Maratona de Lisboa: Sara Moreira e Ricardo Ribas os melhores portugueses

Com quase duas horas de corrida, chegavam aos milhares à meta dos Jerónimos em Lisboa

 

«Fantástico! Foi a minha primeira experiência na corrida e adorei. Fiquei muito tempo na Ponte para começar a correr, mas depois o ambiente encheu-me de energia» confessou à AMMA, Patrícia Caldeira, estudante de Medicina Veterinária, e uma, entre os milhares de participantes na “mini-maratona Vodafone”, prova que continua a mobilizar o maior número de entusiastas da corrida e da actividade física.

 

Aos magotes, iam entrando no largo funil, “espraiando-se” nos jardins de Belém, repondo energias. No lado oposto, entravam os concorrentes à “meia”, os da Elite, com partida em Algés, e os restantes da Ponte 25 de Abril.

 

MO Farah com novo recorde da Europa

 

No pódio, o britânico Mo Farah continuava a festa, numa empatia “sui generis” entre participantes, público e convidados da organização. Mesmo depois da aparatosa queda na linha de chegada que deixou os socorristas de serviço em estado de alerta.

 

Na “guarda-de-honra ao novo recordista europeu da distância (59m32s), os quenianos, Micah Kemboi que discutiu a vitória (59:33’) com o campeão olímpico, e Stephen Kibet, mais atrasado, com 59:58’.

 

Ricardo Ribas, o melhor português na meia maratona

 

O primeiro português seria Ricardo Ribas (Benfica) que entraria no 14.º lugar, com 1:04:23’, seguido de Nélson Cruz (CA Pedro Pessoa), com 1:05:26’, e José Moreira (Benfica) que gastou, 1:05:50’, e que fechou o pódio dos melhores portugueses na prova.

 

Sara Moreira (Sporting) imperial na luta pelos lugares de honra

 

Sara Moreira e Dulce Félix as melhores portuguesas na prova

Com uma corrida fantástica, Sara Moreira foi desde cedo, uma das fortes candidatas aos lugares de honra no sector feminino de elite. Andou sempre no grupo da frente e conseguiu nos metros finais bater Prisca Jeptoo, cortando a meta no 2.º lugar (1:09:18’), com 3 segundos de vantagem, e quase um minuto depois da vencedora, Rose Chelimo que fez o registo de 1:08:22’.

 

Na 5.ª posição entrava a segunda portuguesa-Dulce Félix (Benfica), com 1:10:27’, e no 13.º, a sua colega de equipa, Vanessa Fernandes (1:14:21’) que completou o trio das melhores portuguesas na competição.

 

David Weir e Marcel Hug, “supersónicos” na CTT Cadeira de Rodas

 

David Weir e Marcel Hug. Cumprimento final entre campeões

 

Na prova “CTT Wheelchair Racing)  a marcação cerrada entre os dois grandes favoritos à conquista do primeiro lugar manter-se-ia até ao limite, com David Weir (Grã-Bretanha) e Marcel Hug (Suiça).

 

Entraram os dois a par na linha de meta, com a vitória a ser atribuída ao atleta britânico, e os dois com o mesmo registo final: 43m21s!.

 

Mais longe, ficaria o espanhol David Botello que gastou 46 minutos.

 

Shelly Woods ganha no sector feminino sem concorrência

 

Pódio feminino da prova CTT Cadeira de Rodas

 

No meio do pelotão masculino, as mulheres procuravam “rodar” na mesma velocidade, mas com uma clara vantagem para a britânica Shelly Woods que ao longos dos mais de 21 km foi consolidando a vantagem sobre a sua principal concorrente, Jade James.

 

No final, vitória folgada, com 50m33s, longe dos 53:50’ da sua compatriota, e ainda mais distante da brasileira, Maria Fonseca que fechou os lugares do pódio, com 1:00:12’

 

Almada e Lisboa unidas pela corrida a festejar 25.ºaniversário

 

Um brinde ao sucesso da prova e às 25 edições da meia maratona

 

Na conferência de imprensa final, marcaram presença, para além dos principais atletas na prova, Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, representantes da IAAF, do IPJD, e dos municípios de Almada (vereador António Matos), e de Lisboa, com o presidente António Costa.

 

Estes dois autarcas participaram também na “mini” e no brinde final deixaram a promessa de manter unidas as duas margens, não só pela Ponte 25 de Abril, mas sobretudo pela corrida que leva Portugal e as duas cidades a todo o Mundo.

 

Texto e fotos: Ventura Saraiva

Periodicidade Diária

segunda-feira, 12 de novembro de 2018 – 18:20:56

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...