13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Luís Pinto e Cláudia Pereira com vitórias folgadas nos “20 Km., de Cascais”, edição de 2015

Mais de dois mil atletas deram colorido a Cascais em Domingo Gordo de Carnaval

 

A chuva que caiu copiosamente durante toda a noite e madrugada de sábado, deu tréguas no domingo de manhã, dia 15, e apesar de prometer, aqui e acolá, alguns aguaceiros, não afastou mais de três milhares de participantes à festa da corrida na vila cascalense. Na corrida de vinte quilómetros, foram mais de dois mil a terminar a corrida, enquanto a “rapidinha” de cinco, mobilizava perto de um milhar de participantes, uns a correr (a sério), outros em ritmo de “jogging”, outros ainda a caminhar, desfrutando da beleza paisagística de Cascais, a sua Marina, a Baía, e as zonas circundantes.

 

Luís Pinto (Sporting) sem concorrência a partir do quilómetro dois do percurso

 

Frente da corrida no quilómetro inicial com os principais candidatos a ganhar posição

 

Após o tiro de partida, dado pelo presidente da autarquia, Carlos Carreiras, desde logo, os principais candidatos ganharam posição na frente da corrida. E só ao segundo quilómetro do percurso é que o compacto grupo começou a desfazer-se, com o leão Luís Pinto a distanciar-se e a ganhar avanço sobre a concorrência. Nuno Carraça (Abrunheira) ficou na companhia dos brasileiros Weslwy Matos, e Danilo Pimentel, mas viria a conseguir desenvencilhar-se dos seus adversários à medida que os quilómetros iam sendo palmilhados. De resto, enquanto Luís Pinto ganhava avanço, e Carraça procurava garantir o segundo lugar, o duo brasileiro, inscrito em representação do Complexo Desportivo de Rio Maior não despegava, batendo-se até final pelo último degrau do pódio, com vantagem no “sprint” para Wesley Matos.

 

Para trás, e na longa fila indiana que ia aparecendo ao cimo daCidadela, dois atletas veteranos batiam o pé aos seniores, Cláudio Cardoso (V35), o primeiro representante concelhio, que veste as cores da AM Atibá, e Nuno Romão (V40), do GFD Running.

 

Susana Cunha sempre com Cláudia Pereira debaixo d’olho

 

A corrida feminina teve uma história semelhante, embora a vencedora Cláudia Pereira (GFD Running) enfrentasse sempre a concorrência de Susana Cunha (Linda-a-Pastora) que a teve sempre no seu “ponto de mira”. A veterana atleta, esta época patrocinada pela equipa da Amadora, GFD Running, conseguiu nos quilómetros finais algum conforto, acabando por vencer com 23 segundos de vantagem sobre a concorrente do Linda-a-Pastora que fez uma prova muito boa, com um registo final ainda melhor 1:14:07’ e a prometer uma época muito boa, em paralelo com o Troféu CMO-Corrida das Localidades, onde lidera (sem oposição) o sector feminino.

 

De resto, as mulheres conseguiram andar sempre nos lugares de destaque da competição, com o “top-10” a finalizar entre os melhores duzentos a cortar a meta frente à Baía de Cascais. Sandra Teixeira (Sporting), a recuperar a forma física depois de ter sido “mamã”, segurou o terceiro lugar, perante a triatleta olímpica Pamella Oliveira que tem progredido bastante em Portugal nas corridas de estrada.

 

Também neste sector, a melhor representante cascalense foi da equipa de Atibá, Cristina Garcia, 8.ª classificada na geral feminina, e primeira do seu escalão (V40).

 

Consagração final dos três melhores (masc e fem.) frente aos Paços do Concelho

 

 

Texto e fotos: Ventura Saraiva

 

Classificações-Top 10

Masculinos

1.º Luís Pinto, Sporting, 1:03:20’

2.º Nuno Carraça,URC Abrunheira, 1:05:52’

3.º Wesley Matos, CD Rio Maior, 1:06:42’

4.º Danilo Pimentel, CD Rio Maior, 1:06:48’

5.º Cláudio Cardoso, AM Atibá, 1:07:51’ (V35)

6.º Nuno Romão, GFD Running, 1:08:14’ (V40)

7.º Bruno Lourenço, Sporting, 1:0846’

8.º Bruno Pais, Benfica, 1:09:27’

9.º Francisco Pedro, Individual, 1:09:31’ (V40)

10.º Ricardo Pereira, GRFH-Impot.Export, 1:09:44’ (V35)

 

Femininos

1.ª Cláudia Pereira, GFD Running, 1:13:30’ (V35)

2.ª Susana Cunha, Linda-a-Pastora SC, 1:14:07’

3.ª Sandra Teixeira, Sporting, 119:o4’

4.ª Pamella Oliveira, CD Rio Maior, 1:21:15’

5.ª Vanessa Pereira, individual, 1:21:15’

6.ª Mónica Moreiras, GFD Running, 1:21:43’ (V35)

7.ª Cristina Garcia, AM Atibá, 1:23:02’ (V40)

8.ª Lúcia Oliveira, Generg, 1:23:07’

9.ª Alexandra Alves, Açoreana C. Banif, 1:24:10’

10.ª Patrícia Rivotti, Linda-a-Pastora SC, 1:25:31’

(Terminaram 2.255 atletas)


 

sábado, 22 de setembro de 2018 – 07:53:13

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...