12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Praticamente esgotadas as inscrições na Maratona Rock’n’Rool/ Campeonato Nacional

 

 

Foram apresentadas em Conferência de Imprensa as novidades da edição de 2015 da Rock’n’Rool Maratona de Lisboa EDP, prova que consagra também os campeões nacionais da distância, agendada para o próximo dia 18 de Outubro. A reunião com a Imprensa, autarcas, e convidados, aconteceu ontem ao início da tarde de 5.ª feira, dia 10, na Casa Santa Maria em Cascais, local da partida dos concorrentes, e contou com a presença do Adjunto da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, Arnaldo Paredes, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, e do presidente do Maratona Clube de Portugal, Carlos Móia.

 

A primeira novidade prende-se com as inscrições. É que a pouco mais de um mês da competição, estão praticamente esgotadas para a terceira edição da prova, e que liga os municípios de Cascais, Oeiras e Lisboa, num percurso único ao longo da Marginal, até ao Parque das Nações, e segundo os seus organizadores “uma das paisagens mais bonitas do Mundo”. Os 5.000 lugares disponíveis para a prova já estão ocupados por cerca de 4.800, faltando duas escassas centenas para atingir o limite. Dos inscritos, o destaque para vai para o número de estrangeiros: 3.500, vindos de 72 países.

 

Acrescente-se que os últimos 8 km da prova serão comuns aos concorrentes da Meia e mini Maratona, prova que se desenrola a partir da Ponte Vasco da Gama, na mesma manhã de 18 de Outubro, proporcionando grandes imagens aos operadores de imagem e fotógrafos. A RTP 1 fará a cobertura em directo do evento, em simultâneo com os canais, Internacional, e África, estimando-se uma audiência de mais de 200.000 pessoas.

 

Owen Howkins, o menino de 9 anos com doença rara estará presente na Maratona.

 

Está confirmada em Lisboa, a presença de Owen Howkins, o menino inglês de 9 anos que tem uma doença muito rara e que tem sensibilizado o Mundo, dada a amizade que une o rapaz ao seu cão. Owen tem uma doença degenerativa raríssima, e o menino e o cão superam em conjunto os seus problemas na companhia um do outro. Ambição recusada por outras grandes provas mundiais, o Maratona Clube de Portugal anuiu ao seu desejo de estar presente em Lisboa, e Owen será empurrado pela sua madrasta no seu carro de rodas especial. Ao longo do percurso haverá 10 locais de apoio ao menino, nomeadamente junto à actuação das bandas.

 

Elite internacional marca presença na linha de partida

 

Já se sabe que as provas organizadas pelo Maratona Clube de Portugal procuram trazer a Lisboa os melhores atletas do momento. A Rock’n’Rool Maratona EDP não foge à regra. O queniano Martin Lel surge no topo dos favoritos, um lote de dez, com tempos abaixo das 2h e 10m. No sector feminino, existe um forte grupo abaixo das 2h30, com a queniana Margaret Agai, vencedora da Maratona de Daegu em 2013, a apresentar-se como a mais cotada, com 2:23:28’.

 

Quanto aos portugueses, está assegurada a presença dos campeões nacionais da época passada, Rosa Madureira, e Carlos Silva, sendo de esperar grande luta pela conquista no ceptro nacional da distância, até porque a grelha de prémios é bastante generosa, desde que os melhores classificados cumpram as marcas impostas pela organização.

O programa do evento começa no dia 15 (5.ª feira) com a abertura oficial da SportExpo, no Parque das Nações, e no dia da competição, o primeiro transporte da CP (Cais do Sodré-Cascais), sai às 05h30. De resto, todos os concorrentes têm direito a viagem de ida e volta gratuita, para isso devem apresentar o dorsal bem visível no peito.

 

Os que ainda não se inscreveram em qualquer das provas (Maratona, Meia e Mini) podem fazê-lo em qualquer agência BANIF, ou em www.banif.pt

 

Texto e fotos: Ventura Saraiva

 

 

Camisolas da edição de 2015 da Maratona


 

quinta-feira, 19 de julho de 2018 – 16:45:57

Pesquisar

Reportagens fotográficas em preparação

- Rolex TP52 World Championship 2018 - Cascais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...