13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Sessenta e nove países representados na Maratona de Lisboa Rock’n’Rool-EDP

 

Personalidades intervenientes na conferência de imprensa

 

A 4.ª Edição da Maratona de Lisboa- EDP Rock’n’Rool, foi apresentada à Comunicação Social, patrocinadores, e convidados numa sessão realizada no dia 6, na sala Verdi do Hotel Dom Pedro, na capital lisboeta. Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, entidade responsável pela organização adiantou que «este ano temos já a inscrição de 4.300 estrangeiros, com 69 países representados, números que podem subir até ao dia limite das inscrições».

 

Diogo Nabais, Adjunto do Sec.Estado da Juventude e Desporto

 

Perante uma plateia interessada em saber as novidades da corrida deste ano, Carlos Móia (Maratona), Sofia Vinhas (EDP), Paulo Vistas (Câmara Municipal de Oeiras), Jorge Máximo (C.M. Lisboa), e Diogo Nabais (Adjunto do Sec.Estado da Juventude e Desporto),foram os intervenientes na cerimónia, relevando nas suas intervenções a capacidade de mobilização dos eventos do Maratona Clube de Portugal, levando Lisboa e Portugal aos quatro cantos do mundo.

 

Carlos Moia apresenta t-shirt oficial Adidas

 

«O trajecto não é o mais bonito do Mundo, porque não quero exagerar. Mas seguramente é um dos mais bonitos do Mundo. Um trajecto belíssimo, ligando Cascais ao Parque das Nações, e com o Rio Tejo de fundo» salientou Carlos Móia, que fez questão ainda de agradecer o empenho das Câmaras de Oeiras e Lisboa no sentido de abreviar, ou suspender trabalhos na via pública que poderiam colocar em causa os registos finais da maratona.

 

E se o presidente do Maratona (para não exagerar) tinha algumas dúvidas sobre a beleza do percurso, Paulo Vistas, não foi de meias-medidas: «É evidente que esta maratona tem o trajecto mais bonito do mundo. A prova dá a conhecer não só a nossa região, e a cidade de Lisboa, porque não se restringe à área territorial de Lisboa. E por isso ganhamos todos», sublinhou.

 

Também o vereador do Desporto da Câmara de Lisboa, Jorge Máximo, relevou a beleza do trajecto, embora tenha consciência da necessidade de “mobilizar pessoas para as ruas para apoiar a corrida e os atletas, nomeadamente na parte final até à meta no Parque das Nações».

 

Armada africana pronta para atacar o recorde da prova

 

Nesta quarta edição da Maratona de Lisboa, voltam os africanos a serem cabeça-de-cartaz. A começar pelo queniano Samuel Kiplimo Kosgei, ex-recordista mundial dos 25 quilómetros, com recorde pessoal (2:06:65 horas) feito este ano na maratona do Dubai, bem como o compatriota Alfred Kering, segundo classificado na maratona de Rabat, com um tempo de 2:10:30.


O etíope Yacob Jarso, 4.º classificado nos 3.000 metros obstáculos nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e, o eritreu Yared Asmeron, que conseguiu a mesma posição, mas na maratona do campeonato do mundo em 2007, serão outros dois atletas a ter em conta na luta pela vitória e para atacar o recorde da prova que é de 2:08:21. Para isso, contarão com uma “lebre” de serviço, o queniano, Daniel Gatheru.

 

No sector feminino, Gutemi Shone (2:23:32’ na maratona de Seoul 9-+Dong-A-2015)) é a mais conceituada, numa lista onde constam nomes como, Shanko Genemo (2:24:31’) Brigid Kosgei (2:27:45’), ou Rose Chepchumba (2:29:09’).

 

Quanto aos portugueses, são mais de 1.300, os inscritos, números interessantes tendo em conta o historial de maratonistas lusos em provas internas. Ainda assim estes números podem subir tendo em conta que as inscrições só terminam no dia 25 deste mês, e os interessados devem efectua-las no site www.santandertotta.pt

 

A entrega de dorsais será feita nos dias 29, 30 e 1 de Outubro durante a Feira de Lazer e Desporto, no Pavilhão Atlântico-Sala Tejo), e no dia 2, dia da prova, o primeiro transporte para a partida (Cascais) está previsto para as 06:30, com viagem gratuita de ida-e-volta em combóio, bastando para isso mostrar o dorsal de cada um.

 

A partida será em Cascais (Hipódromo), às 8H30, e chegada ao Parque das Nações, em Lisboa.

 

Texto e fotos: Ventura Saraiva

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 12 de novembro de 2018 – 17:29:57

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...