13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Apresentação da Vodafone Meia-Maratona de Lisboa 2018

 

 

Decorreu a 12 de Setembro a apresentação da Vodafone Meia-Maratona de Lisboa, prova conjunta com a EDP Mini-Maratona, CTT Wheelchair Racing e ainda a EDP Maratona de Lisboa a disputar no próximo dia 14 de Outubro. No dia anterior os mais pequenos têm a EDP Mini Campeões e o Mimosa Passeio da Família estas duas terminando no Parque das Nações.

 

As provas de dia 14 têm início na Ponte Vasco da Gama cerca das 10h30, com a excepção da EDP Maratona de Lisboa, essa que sai de Cascais pelas 08h00. A chegada das provas será na Praça do Comércio com excepção da Mini-Maratona que

termina no Parque das Nações.

 

Esta prova tem o grau Gold atribuído pela Federação Internacional de Atletismo, sendo prova oficial do calendário da mesma federação.

 

Até ao momento há acima de 16000 atletas inscritos e Carlos Móia, presidente do Maratona Clube, volta a reforçar a importância do turismo desportivo, que não leva só o atleta a deslocar-se para a prova, mas por vezes trás a família, que poderá também participar ou vir somente a acompanhar e todos desfrutam da cidade.

 

Destes atletas inscritos na Maratona e na Meia-Maratona, acima de 7500 são estrangeiros.

 

A prova terá transmissão televisiva para vários países do mundo.

 

Dos atletas de elite, contamos com o recordista mundial Zersenay Tadese, cidade onde obteve o seu recorde de 58.23 minutos em 2010, contudo é estreante neste novo percurso. Nos homens ainda se conta entre muitos outros, com o queniano Japhet Korir (60.09) e o eritreu Amanuel Mesel (60.10). Nas participantes femininas a favorita a ficar com o primeiro lugar do pódio é a Rose Chelimo do Barhain (68.08 minutos em meia-maratona) campeã mundial de maratona em Londres e ainda recentemente campeã dos Jogos Asiáticos. Estarão a competir pelo pódio também a queniana Flomena Cheyech Daniel, e a israelita Lonah Chemtai Salpeter.

 

Em relação à elite portuguesa, contamos com a presença dos vencedores do ano passado, Samuel Barata e Sara Moreira, assim como muitos outros atletas de alta competição como Jéssica Augusto, Dulce Félix, Tiago Costa, Ricardo Ribas entre tantos outros que defendem as cores nacionais nesta prova.

 

A camisola da Vodafone Meia-Maratona de Lisboa e da EDP Mini-Maratona também foi apresentada, sendo ela amarela fluorescente.

 

Como oradores estiveram presentes a já referida atleta Sara Moreira, Carlos Cardoso da Confederação do Desporto de Portugal, Prof. Jorge Vieira da Federação Portuguesa de Atletismo, que reforça a importância do descanso dos atletas moderando a participação em provas de forma a fazê-lo com mais qualidade e saúde, e a importância da filiação de todos os atletas sem excepção, pois acredita que assim será a modalidade com mais filiados e com mais atletas no país.

 

Já Eduarda Marques da Delegação Regional do IPDJ/LVT (Instituto Português do Desporto e da Juventude de Lisboa e Vale do Tejo), salienta que este tipo de provas são inspiradoras e com boas paisagens. Faz também o apelo à participação da Semana Europeia do Desporto de 23 a 30 de Setembro, com um dos momentos altos o dia 29 em Lisboa que entre outras actividades conta também com uma Corrida Nocturna.

 

Texto: Pedro MF Mestre

Fotos: Zé Gaspar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

domingo, 23 de setembro de 2018 – 00:55:18

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...