13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

1º Trail do Sor

Hoje apeteceu-me escrever umas palavras sobre o 1º Trail do Sor onde estive ontem a fazer a prova dos 30 Kms.

 

Para começar posso dizer que foi dos melhores e mais bonitos em que já participei.

 

Percursos difíceis ou fáceis acho que não existem... há os que se gostam e os que não se gostam, tudo depende dos gostos individuais de cada um. se fossem todos iguais as provas deixavam de ter participantes, por isso e desde que o percurso não ofereça riscos à integridade física dos atletas acho que todos são aceitáveis. assim, numa maravilhosa paisagem típica do Alentejo, esta prova apesar de não ter subidas muito longas nem muita altimetria tinha muito "sobe e desce" e poucos troços planos. Tinha muita areia tanto a subir como a descer, pedras e pedrinhas, ribeiros, estradões (num ainda me estendi ao comprido porque uma raiz resolveu meter-se à frente do pé) e infelizmente também vi terra queimada... vi muitos sobreiros rodeados de terra negra.

 

Os abastecimentos eram do melhor que já apanhei!! Adorei as minis, a pizza, a gelatina (que eu pensava ser isotónico), tostas com mel, muita fruta, frutos secos, batatas fritas, água com fartura e ainda os bancos improvisados com fardos de palha e mantas e até música ambiente com DJ!!! E depois do que pensava ser o último abastecimento ainda apareceram mais dois extra só de água, quase no final! isto fez a diferença!!!

 

Também vi muitos muitos membros da organização a ajudar e orientar os atletas tal como bombeiros prontos a assisti-los. Os meus parabéns à organização e aos voluntários!

 

Quanto aos brindes e ofertas eu gosto sempre de ter uma recordação de todas as provas e esta primou pela originalidade oferecendo um prático chapéu com protecção para o pescoço (muito útil no alentejo) em vez da habitual camisola e uma bonita placa de finisher em cortiça.

 

Em relação às marcações já vi atletas a elogiar mas eu acho que podiam estar mais visíveis... não sei se era da cor mas em certos locais tinha de andar a olhar à volta à procura das fitas, principalmente mais para o final do percurso.

 

Outra coisa a melhorar é a qualidade do dorsal... ao fim de 5 Kms o meu já se tinha soltado dos alfinetes e tive de o meter num bolso da mochila onde se desfez até ficar transformado numa pasta de papel. salvou-se o chip que era o que interessava... e pelo caminho ainda apanhei um dorsal de um atleta que nem se tinha apercebido que o tinha perdido.

 

Resumindo, gostei da prova e se tudo correr bem, lá estarei novamente em 2014!

 

Agora, fazendo um balanço da minha participação e da minha equipa (Rail Runners) na prova, há o bom, o mau e o normal.

 

O bom foi o resultado obtido pelo grande atleta António Travassos que nesta sua primeira incursão pelo mundo do Trail Running participou na prova de 17 Kms e alcançou um brilhante 4º lugar da geral e 1º do escalão M40, entre os 91 que terminaram a prova.

 

O normal foi a prestação dos restantes atletas da equipa: ainda nos 17 Kms, o Carlos Bento também se portou muito bem alcançando um muito bom 36º lugar da geral. Na distância de 30 Kms o Pedro Turtles Santos mais uma vez fez uma grande prova ficando em 54º lugar da geral, entre 230 finishers e eu consegui acabar a prova em boa condição física que era o meu objectivo principal, terminando em 188º da geral.

 

O mau foi o facto da Paula Penedo se ter lesionado e ter tido de abandonar a prova aos 10 Kms (quando ia bem colocada) sendo rapidamente transportada pelos bombeiros ao Centro de Saúde onde foi muito bem atendida e tratada pela médica de serviço. Brevemente voltará aos trilhos!

 

Peço desculpa à organização se me esqueci de alguma coisa. Lá nos veremos em 2014!!

 

site da prova: http://trailrunnersdaponte.blogspot.pt/

 

Agora, quanto a próximas provas de trilhos, eu vou já no próximo dia 22 de Setembro ao Raide à Ericeira, com 30 Kms (http://www.roteirosaventura.pt/eventos/20) e talvez ao Trail do Zêzere (23K ou 48K) no dia 17 de Novembro, organizado pelo clube do grande campeão Luis Mota (http://traildozezere.weebly.com/).

 

Manuel António

Periodicidade Diária

segunda-feira, 12 de novembro de 2018 – 18:23:08

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...