11 anos ao serviço do Desporto em Portugal

79ª Volta a Portugal em Bicicleta - Apresentação

 

 

 

Segundo "reza" a Wikipédia , o Teatro Tália ou Teatro Thalia, (...pitoresco ? ) mais conhecido por Teatro das Laranjeiras, foi um pequeno teatro, inicialmente pertença de Joaquim Pedro Quintela, 1º conde de Farrobo , situado na Estrada dasLaranjeiras (Lisboa) nas imediações do actual Jardim Zoológico de Lisboa.

 

 

Apesar da sua pequena dimensão (560 espectadores ) foi um dos principais teatros lisboetas do século XIX , onde actuaram as grandes figuras do panorama musical dessa época.

 

Hoje, é um dos locais de concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

 

Construído em 1825 , foi reedificado e renovado no ano de 1842 , segundo um projecto do arquitecto Fortunato Lodi.

 

Em 1862 o teatro foi praticamente destruído por um incêndio ocorrido a 9 de Setembro , só tendo sido poupada à `destruição a sua fachada. Já no século XXI ,os ateliês de Gonçalo Byrne Arquitectos e Barbas Lopes Arquitectos, efectuaram o projecto de recuperação do edifício .

 

Na fachada do teatro pode ver-se a inscrição "Hic Mores Hominum Castigantur" ( Aqui serão castigados os costumes dos homens )

 

Em 1974 , o edifício foi classificado como de « Imóvel de Interesse Público »

 

 

Contrariamente ao habitual , ( Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa ) a Conferência de Imprensa "aterrou" na dita sala de espectáculos , onde existem referências visíveis à beleza do essencial e sólido nessa construção : os volumes do Foyer, Plateia e Cena.

 

Presentemente destina-se a ser usufruído para fins científicos e culturais quer pelos organismos do próprio Ministério da Educação e Ciência, quer pela comunidade em geral.

 

 

Foi neste belo cenário ,descrito atrás, que a organização da Volta a Portugal em bicicleta ( Federação Portuguesa de Ciclismo e a Podium Events ) apresentou mais uma edição ( a 79ª ) destes já noventa anos de uma das mais espectaculares provas desportivas de sempre.

 

A partir de 04 de Agosto ,em Lisboa ,com com um Prólogo de 5,4 KM, os corredores das equipas de França , Alemanha , Polónia , República Checa , Espanha , Itália , Canadá , Israel , Grã-Bretanha , Kuwait , Holanda Áustria ,Bulgária e Portugal ,vão "prender" todos os amantes desta modalidade, aos ecrãs da TV ,ou seguindo ao vivo por essas estradas fora todo o divertimento , esforço , atracção , deslumbramento ,( e por que não também) e afectos !.

 

A prova termina no feriado de 15 /08 na cidade de Viseu, com um contra- relógio individual com partida e chegada à majestosa Avenida da Europa.

 

São 20,1 KM que vão decidir o Vencedor da Volta dos 90 anos.

 

Texto e fotos: José Carlos Pinto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

quarta-feira, 16 de agosto de 2017 – 13:09:48

Pesquisar

Reportagens fotográficas em preparação

- 79ª Volta a Portugal Santander Totta

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...