12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Pet Festival 2016

 

A FIL recebeu de 29 a 31 de Janeiro, a 5ª Edição do Pet Festival.

 

Em 2 pavilhões, houve um conjunto de actividades para todos os gostos no mundo animal.

 

Segundo a própria organização, o “Pet Festival é a maior festa da mascote realizada em Portugal”.

 

“Participam 150 expositores, estão presentes 2.500 animais em exposição, e recebe a visita de 35.000 pessoas, das quais cerca de 5.000 se fazem acompanhar pelos seus animais de estimação”.

 

 “O Pet Festival está assente em quatro pilares:

·         Competição

·         Exposição de espécies de animais domésticos e de quinta

·         Pedagogia Animal – Saúde e Bem-Estar

·         Exposição de Alimentos, Acessórios, Equipamentos e Serviços”

 

De facto a exposição estava com uma grande fila para a entrada, assim como com muitos visitantes já no interior, alguns deles com os seus próprios “Pets”.

 

No pavilhão 2, decorreu a 232ª e 233ª Exposição Internacional de Gatos, organizada pelo Clube Português de Felinicultura, onde para além da vertente da competição os visitantes puderam ter contacto com a maior parte das raças destes belos felinos domésticos.

 

Seguido a este espaço esteve a “Vila Cães e Companhia” dinamizada pela própria publicação da especialidade, em que estavam organizados em espaços próprios, Clubes e Associações das variadas raças caninas, com alguns exemplares a mostrar aos visitantes o fiel amigo, explicando e tirando dúvidas sobre os mesmos.

 

Dedicado ao mundo canino, houve mais dois espaços, o “Playground dog” onde eles tiveram espaço para brincar, com diversos objectos e uma piscina artificial onde os mais destemidos em relação ao frio, disfrutaram da brincadeira na água.

 

Os dois últimos espaços reservados a actividades com cães, foram os de “Obediência, Protecção e Detecção” e de “Agility”, aqui já não se trata de lazer, mas sim de trabalho e competição.

 

Algumas das actividades que estavam programadas com cães:

·         11º/12º Troféu de Agility Future Dogs / Royal Canin

·         Troféu Border Collie / Collie Clube Portugal

·         Demo de Busca, Salvamento e obediência

·         Campeonato de Grooming, Top Groomer 2015

·         Caminhada Walk Animal – Caminhada pela Causa Animal

·         1ª Monográfica do Barbado da Terceira

·         Truques e Frisbee Gin & Vodka com Carolina Marques

·         Amizades Improváveis

 

A zona central do mesmo pavilhão esteve dedicada a expositores de marcas e de empresas de produtos, serviços e de distribuição, relacionados com os animais.

 

Houve espaço para as aves, com a sua beleza e cor naturais, a aquariofilia e plantas de aquário, com os já habituais aquários de diversos formatos, permitindo a diversão de tirar uma foto dentro de um aquário cheio de pequenos peixes coloridos.

 

A Quinta Pedagógica permitiu o contacto de animais típicos de quinta no meio urbano, fazendo as maravilhas a todos, mas de modo muito particular às crianças.

 

Já o Parque Pedagógico esteve dedicado à causa social, da adopção consciente de um animal abandonado, e um vasto programa de actividades relacionadas com estas causas e também com actividades lúdicas para os mais novos. Neste espaço estiveram representadas 16 associações.

 

Os workshops estiveram presentes em quase todos os espaços dedicados, e conforme os horários estipulados, os especialistas nas áreas, faziam as suas apresentações e tiravam dúvidas aos espectadores.

 

A caminho do Pavilhão 3, estiveram expostos de um lado, pequenos mamíferos, desde os Porquinhos-da-Índia, Ouriços-cacheiros, Hamsters e Furões, no outro lado houve espaço para répteis, anfíbios e animais exóticos.

 

O Pavilhão 3 esteve dedicado a actividades equestres, com um grande picadeiro onde decorreram actividades competitivas a cavalo, tais como de Dressage, Equitação de Trabalho, Horseball, e Baptismos a Cavalo. Houve ainda um espaço dedicado ao Cavalo Lusitano e outro para os Póneis.

 

Também estiveram presentes marcas de produtos e acessórios relacionados com o cavalo.

 

Mais uma vez a FIL esteve cheia de animais para todos os gostos, com a vertente pedagógica, entre o tirar dúvidas sobre um animal, os workshops, a causa social apresentada pelas suas associações, a vertente desportiva/competitiva e de trabalho, como a apresentação de produtos e acessórios de marcas e distribuidores dedicados aos animais.

 

Aguarda-se a próxima edição do Pet Festival.

 

Texto: Pedro MF Mestre e Vera Brás

Fotos: Pedro MF Mestre em “Fotoreportagens \ Eventos” as fotos do evento.

 

 


 

sexta-feira, 20 de julho de 2018 – 08:27:24

Pesquisar

Reportagens fotográficas em preparação

- Rolex TP52 World Championship 2018 - Cascais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...