14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Apresentação do Livro “Atrelagem de Competição em Portugal 2011-2019” de Fernando Curado Matos

 

 

O Museu Nacional dos Coches em Lisboa, recebeu no dia 17 de Dezembro pelas 18h30 a apresentação do livro “Atrelagem de Competição em Portugal 2011-2019” da autoria de Fernando Curado Matos, conhecido fotojornalista e professor de fotografia.

 

Esta edição contou com uma tiragem inicial de 200 exemplares, que será estendida a mais em futuras edições.

 

Além de vários apoios que obteve, o principal impulsionador foi a Associação Portuguesa de Atrelagem (APA) com a Edição Almalusa e o apoio de patrocinadores entre os quais a Federação Equestre Portuguesa, a Companhia das Lezírias entre outros que permitiram a sua materialização.

 

A obra é composta por uma selecção rigorosa das fotografias perante o vasto portefólio que possui de atrelagem, em que a técnica dos praticantes, a sua expressão, a própria expressão dos cavalos, o movimento, para que tudo estivesse representado da melhor forma das várias disciplinas da modalidade, retratando quase todos os concorrentes portugueses e outros estrangeiros das muitas provas a que Fernando Matos fez a cobertura fotográfica.

 

A obra foi idealizada e em apenas três meses foi concluída e lançada ao público.

 

 

Este livro reflete a paixão e a arte do fotógrafo pela modalidade que começou em 2011 com o desafio da sua aluna do curso de fotografia e praticante de atrelagem, Filipa Apolinário.

 

A cerimónia começou com a intervenção da directora do Museu Nacional dos Coches, seguindo-se o director da APA, o fotojornalista José A. Carvalho e o autor Fernando Curado Matos, fazendo os seus agradecimentos e explicando um pouco da forma como a obra surgiu e as provas que foi fazendo cobertura ao longo destes anos.

 

A audiência presente, segundo o autor, em grande parte foi composta por familiares, amigos e os seus alunos de fotografia, maioritariamente jovens que o sensibilizaram pela sua presença nesta apresentação, desafiando-os para que na sua vida futura tenham muitos livros para lançar.

 

Após a apresentação do livro, foi feita uma sessão de autógrafos pelo autor, e servido um Porto de Honra para comemorar o lançamento do livro.

 

Texto: Pedro MF Mestre

Fotos: Joaquim Galante

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 8 de abril de 2020 – 18:25:10

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...