14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

MSC Bellíssima - Escala Inaugural em Lisboa - Março de 2019

 

Lisboa recebeu na sua viagem inaugural o MSC Bellissima dia 8 de Março de 2019.

 

O mais recente navio de cruzeiros da frota da MSC foi batizado a 02 de Março no porto de Southampton. A sua madrinha foi Sophia Loren, conhecida estrela de Hollywood, em que este já é o 14º navio de cruzeiro nomeado por si.

 

Nesta primeira escala em Lisboa, deu-se uma receção a bordo dos convidados; autoridades portuárias de Lisboa, entidades ligadas ao ramo, comunicação social e ainda o Embaixador de Itália em Portugal,Uberto Vanni d’Archirafi.

 

A apresentação do navio feita no anfiteatro por Eduardo Cabrita, diretor geral da MSC Cruzeiros em Portugal, antecedido por umas breves palavras de boas vindas a bordo do navio pelo seu comandante Rafaelle Pontecorvo. Após a apresentação, decorreu a troca de placas entre as entidades ,autoridades e o comandante. Seguiu-se um almoço oferecido aos convidados, terminando o evento com a visita ao navio.

 

Este é o 16ª navio de cruzeiro da frota da MSC e o 4º a ser entregue em menos de 2 anos. Os passageiros em média em cada viagem são oriundos de 170 nacionalidades, uma expansão da empresa a nível mundial.

 

Segundo Eduardo Cabrita, a operação no mar é de grande responsabilidade e foi para a companhia a preocupação com o meio ambiente uma prioridade desde o seu início. Este navio é um bom exemplo disso com as inovações que trás e outras atitudes, como a eliminação das palhinhas de plástico a bordo dos navios desde Outubro de 2018, e a progressiva eliminação de todos os plásticos a bordo dos navios da MSC que deve estar terminada nos próximos meses.

 

O MSC Bellissima tem novas experiências gastronómicas, entretenimento, tecnologia, zonas comerciais, os novos espetáculos do Cirque do Soleil feitos exclusivamente para este navio, e novas atividades para crianças.

 

O navio foi projetado não só pelo seu design mas também da inovação e da experiência do consumidor. Para isso a empresa foca-se em três pilares: Gastronomia, Entretenimento e Tecnologia.

 

Para a gastronomia este navio tem 12 restaurantes, 6 da especialidade, 20 bares e um serviço de 21h por dia.

 

Para isso trabalharam com os principais chefs mundiais para oferecer uma experiência internacional aos passageiros. Ramón Freixa desenvolveu o Tapas Bar, o alemão Harald Wohlfahrt desenvolveu um menu exclusivo dos passageiros do MSC Yatch Club, Jean-Philippe Maury mestre pasteleiro e chocolateiro e todos os seus chocolates e gelados são feitos a bordo com os melhores ingredientes e estão disponíveis no Chocolat & Café e no Crêpes & Gelato. Este mestre chocolateiro francês conta com a segunda participação que com a MSC Cruzeiros, tendo feito a chocolataria do MSC Meraviglia.

 

Em termos de entretenimento o navio conta com mais de 210 actividades. Tem seis novos espetáculos da Broadway e desde 2013 a MSC tem o Cirque du Soleil a bordo dos seus navios. O MSC Bellissima tem dois novos espetáculos exclusivos para proporcionar experiências únicas aos seus passageiros.

 

Na tecnologia há uma novidade neste navio para elevar a experiência do hóspede, com o “MSC for me” uma plataforma multicanal que em qualquer local do navio tem acesso aos programas e atividades do navio. No MSC Bellissima foi introduzido pela primeira vez num navio de cruzeiros um assistente pessoal virtual que consiste em utilizar a inteligência artificial concebido por um líder mundial que criou a ZOE. Este assistente está em todos os camarotes do navio, em que o passageiro coloca as questões que quiser, e espera-se que ela responda a tudo o que o passageiro quer saber, em que a própria máquina também vai aprendendo com as questões que os clientes colocam, foi uma grande inovação. Ela está programada para falar 7 línguas com 30 sotaques diferentes. Na fase de treino foram-lhe colocadas 2.200.000 questões e foram programadas acima de 800 perguntas mais frequentes. Cerca de 400 pessoas treinaram a ZOE.

 

Os destinos do MSC Bellissima vão variar, no Verão estará no Mediterrâneo ocidental até Novembro, depois segue para o Golfo Pérsico para efetuar cruzeiros com partidas de chagadas para o Dubai, entre Novembro de 2019 e Março de 2020.

 

No Verão de 2020 rumará para a Ásia com cruzeiros na China e no Japão.

 

Eduardo Cabrita apresentou também a Ilha Ocean Cay… em que está a ser transformada de um polo industrial abandonado, que fica a cerca de 70milhas de Miami, e a ideia não é fazer um parque de diversões, mas de fazer um paraíso ambiental, dando a possibilidade aos passageiros de estar mais perto da natureza e percebam o que é proteger e o aprender. Já conta com um viveiro de coral para incentivar a vida marinha, e com a construção de um laboratório marinho, sendo que o objetivo é que esta ilha seja sustentável.

 

No final da apresentação falámos com Eduardo Cabrita. Na breve conversa ficamos a saber que o retorno do investimento num navio deste género demora cerca de 30 anos a obter e quanto ao tempo de vida do mesmo pode durar algumas décadas, depende do casco e da sua construção, contudo a MSC por norma faz um refitt aos seus navios entre 10 a 15 anos, não por necessidade técnica, mas pela exigência de oferta de experiências a bordo pelos seus passageiros e pelo mercado.

 

Este navio tem capacidade máxima para 5.686 passageiros, uma tripulação de cerca de 1.564 membros, 32 elevadores no total. Tem 2.217 camarotes. Conta com 315,83m de comprimento e 67m de altura. Tem 19 decks em que os de acesso comum têm nomes de navios da MSC Cruzeiros.

 

Conta com uma belíssima promenade de 96m de comprimento com um leque de variados temas rotativos ao estilo das Galerias Italianas em tecnologia LED. Outra grande atração são as seis escadarias Swarovski compostas por 96 degraus em que cada degrau tem 640 cristais da prestigiada marca, tornando-a numa beleza única.

 

Em termos ambientais o navio está otimizado para respeitar a natureza no mar, com os mais recentes sistemas ambientais e tecnologia inovadores. Opera com eficiência energética aumentada, instalações de reciclagem de última geração e sistema de gestão de resíduos e ainda com tecnologia avançada para que as emissões sejam mais limpas.

 

Os seus 12 restaurantes e 20 bares e lounges proporcionam uma diversidade gastronómica e tipo de lazer que o passageiro pretende ao tomar uma bebida num ambiente diferente.

 

As lojas, concentradas nos decks 6 e 7 vão desde cosmética, perfumaria, joalharia e relojoaria, uma boutique e entre outras a típica loja da MSC com artigos alusivos ao navio e à companhia.

 

Para cuidados de beleza, conta com barbearia, um salão de cabeleireiro Jean Luis David, Spa, e área Termal.

 

Na área desportiva no deck 16 conta-se com o ginásio, uma pista de jogging exterior e o pavilhão desportivo de interior.

 

Na área de diversão tem atividades aquáticas tais como as duas piscinas principais com jacúzi nas suas laterais. As atividades para as crianças estão aqui também contempladas com um conjunto de diversões temáticas bem “molhadas” para a pequenada no Grand Canyon Aquapark.

 

A diversão cultural conta com o London Theatre, com os seis novos espetáculos da Broadway, e o Carousel Lounge com os dois novos espetáculos do Cirque du Soleil at Sea: “Varlélia” e “Syma”.

 

O Casino tem uma grande área de jogo, desde as máquinas às mesas, de tudo um pouco para quem gosta deste tipo de diversão.

 

Classificadas como áreas de entretenimento familiar, há espaços para as crianças se divertirem desenhados com a parceria da Lego por faixas etárias, salas para menores de 3 anos, dos 3 aos 6, dos 7 aos 11, o Young Club dos 12 aos 14 e o Teen Club para jovens dos 15 aos 17 anos. O simulador de F1, o bowling e jogos tipo Arcade também fazem parte desta zona familiar.

 

No deck 6 ainda se pode encontrar o serviço de excursões para os passageiros descobrirem a melhor oferta que vá de encontro aos seus planos turísticos para cada porto em que o navio faça escala.

 

O MSC Yatch Club é o sector premium do navio, onde estes hospedes têm um serviço com mordomo 24h, e área de acesso exclusivo, com bar, restaurante, Spa e piscina também reservados a eles.

 

Pessoas que tenham necessidades especiais também têm assistência a bordo, seja a nível alimentar, de acessos ou clínico. Nestes casos tem que se contactar a MSC antes de marcar a viagem para avaliar a disponibilidade dos meios necessários para viagem destes passageiros.

 

Bons mares, MSC Bellissima!

 

 

Texto: Vera Brás

Fotos: Pedro MF Mestre

 

clique na imagem para visualizar a fotorreportagem

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 23 de setembro de 2019 – 05:24:54

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...