• O Caramulo Motorfestival vai contar com um alinhamento de luxo de campeões e estrelas do desporto motorizado, entre eles Valentino Balboni, Cyril Neveu, Pedro Lamy e André Villas-Boas
• Pilotos de várias gerações e das duas e quatro rodas vão abrilhantar o evento durante todo o fim-de-semana
• Presença de mais de 20 pilotos convidados
• Evento gratuito, repleto de programação para todas as idades
A XIII edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal e desde este ano, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à serra do Caramulo nos dias 7, 8 e 9 de Setembro.
Como é hábito, o evento vai também contar com uma longa lista de pilotos convidados, a participar na Rampa Histórica do Caramulo. Desde a Fórmula 1 ao Motociclismo, os pilotos em prova terão oportunidade de competir, fazer demonstrações e ainda ter um contacto directo com o público durante todo o fim-de-semana, além de uma sessão de autógrafos, que está planeada nos dois dias do evento.
Entre estes encontram-se o italiano Valentino Balboni, Chief Test Pilot da Lamborghini desde 1968 e hoje um embaixador da marca e Cyril Neveu, o piloto francês que venceu cinco vezes o Paris-Dakar, incluindo a primeira edição da prova em 1979.
O evento vai contar também com a presença de Pedro Lamy, um dos mais reconhecidos nomes do automobilismo português, tanto aquém, como além-fronteiras, e que já passou, e pontuou, na Fórmula 3000, Fórmula 1, DTM, 24 Horas de Le Mans e 24 Horas de Nürburgring assim como André Villas-Boas, que é tão conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos, tendo já participado em provas como a Baja Portalegre 500 de 2016 ou o mítico Rally Dakar, como pela sua carreira como treinador. E como é já tradição, não vem só. Consigo estarão também o seu pai, Luis Filipe Villas-Boas e o seu tio, Pedro Villas-Boas, conhecido piloto, que chegou a correr no Paris-Dakar.
Entre as várias figuras de renome do Motociclismo, da Fórmula 1, Endurance e Todo-o-Terreno que vão marcar presença neste evento único estão ainda:
Francisco Sande e Castro – Piloto de motos desde os 17 anos, Francisco Sande e Castro venceu dezenas de corridas, a maioria em troféus monomarca. Em 1994 sagrou-se Vice-Campeão Europeu do Troféu Citroën. Participou ainda duas vezes no Rally Paris-Dakar ao volante de um UMM.
Joaquim Rino – O experiente piloto da Batalha já venceu inúmeras provas em campeonatos e extra-campeonatos. Joaquim Rino e o seu BRC CM 05 Evo são ambos conhecidos pela sua velocidade e no Caramulo Motorfestival não será excepção.
Mário Barbosa – O piloto de Ralicross conta já com cinco títulos nacionais na disciplina. Participa, actualmente, na classe rainha do Europeu de Ralicross com um novo Citroën DS3 WRX.
Pedro Salvador – Pedro Salvador conhece a Rampa do Caramulo como a palma das suas mãos. Veterano e várias vezes Campeão Nacional de Montanha, foi por diversas o piloto mais rápido na Rampa do Caramulo.
Rosário Sottomayor – Rosário Sottomayor é a mais bem-sucedida piloto da Velocidade portuguesa. Entre inúmeras vitórias, foi Campeã Nacional de Fórmula Ford em 1993 e Vice-Campeã Nacional de Velocidade (Classe 1) em 2002.
Carlos Palma – Carlos Palma trabalhou 45 anos na BMW como Piloto de Testes do Departamento de Desenvolvimento, trabalhando em projectos com o BMW M1, tendo ainda participado nas 24 Horas de Nürburgring.
Filipe Lourenço – Uma das revelações no desporto sobre duas rodas, Filipe Lourenço corre actualmente na Aprilia Portugal Racing Team, onde luta pelo título do Troféu Motoval.
Miguel Bilhota - Vencedor das 3H Resistência do Estoril, corre actualmente na Aprilia Portugal Racing Team.
Dinis Borges – Com apenas 13 anos de idade, Dinis Borges corre actualmente no Oliveira Cup, sendo uma das esperanças nacionais do motociclismo.
O Caramulo Motorfestival conta com o apoio do Museu do Caramulo, Automóvel Club de Portugal, Bentley, Castrol, Carglass, Schweppes, Strong Charon, Ascendum, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, rádio M80, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.