>
O Salão Preto e Prata do Casino do Estoril recebeu a 28 de Janeiro a primeira edição da Gala “Os Putos do Fado”.
Esta Gala foi idealizada por Ângelo Freire para trazer a palco seis jovens talentos deste estilo musical português Património Imaterial da Humanidade, que tanto se toca numa sala destas dimensões, como nas típicas casas de fado, ou onde haja fadistas para o fazer e público para assistir.
O Salão Preto e Prata encheu para desfrutar das vozes de Beatriz Felício, Diana Vilarinho, José Geadas, Marta Alves, Tiago Correia e ainda a da “Madrinha” da Gala Lenita Gentil. No cartaz constava também o fadista João Leote mas por motivos de saúde não subiu ao palco.
Estes jovens que já vingam com o seu talento artístico, foram escolhidos de forma a mostrar que o talento começa a ser trabalhado mais cedo como foi o seu caso. Começaram em criança, e agora jovens adultos têm pela frente carreiras promissoras. Alguns deles são bem conhecidos inclusivamente de presenças em programas musicais televisivos.
A ideia do nome da Gala tem a ver com todos os grandes fadistas na sua altura também foram “putos” no fado.
Ângelo Freire além de idealizar o evento e ser o seu director musical e esteve à guitarra portuguesa, acompanhado pela Guitarra de Fado e Contra-Baixo.
A sua “Madrinha”, Lenita Gentil, é a pessoa certa para assumir a responsabilidade, contando com mais de 60 anos de carreira.
Lenita actuou nos temas finais do espectáculo, desafiando a sala e os músicos para que a "Carmencita" fosse interpretada sem microfone e sem amplificação nos instrumentos. Foi um sucesso.
O último tema coube uma estrofe a cada fadista que já tinha actuado na Gala, terminando em apoteose a 1ª Gala “Os Putos do Fado”, com uma grande ovação do seu público.
Os 19 temas apresentados passaram por:
Final de uma canção – Fado Armandinho
Morrer de Amor – Fado Bacalhau
Quadras Soltas – Fado Idanha
Canto da Vida – Fado Tango
Três Vidas e um Coração – Fado Menor
Lisboa Cidade
A Voz – Fado Licas
Rua da Lembrança – Fado Versículo
Saudade Vai-te Embora
Estranha Contradição – Fado Azenha
Sol Nulo dos Dias Vãos – Menor do Porto
Rua dos Meus Ciúmes
O Meu Nome – Fado Fora D’Horas
Brincos para Brincar
As Saudades Que Me Deste – Fado Súplica + Fado Alberto
Fado Vadio
Fado Antigo – Corrido Manuel de Almeida
Carmencita
Reviver o Passado – Fado Pechincha
Texto e Fotos: Pedro MF Mestre
(Clique na foto para ver o álbum completo da Gala)