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Gastronomia

Whale Watching Bar - Um sunset panorâmico

 

 

De 30 de Abril a 29 de Setembro o Azor Hotel com muita animação

 

No Azor Hotel o verão começou mais cedo. A partir de 30 de Abril e até dia 29 de Setembro, há festas Sunset no Whale Watching Bar, localizado no rooftop do Azor Hotel, com uma vista panorâmica para a cidade de Ponta Delgada, para a Marina, e com o melhor pôr-do-sol da cidade.

 

Todas as semanas, entre quarta-feira e domingo, o Whale Whatching Bar proporciona muita música, comida e bebida, nos Sunsets que prometem animar a ilha de São Miguel, entre as 19 e as 22 horas e com entrada livre.

 

Ainda estão por desvendar algumas surpresas, mas este ano pretende-se que haja noites temáticas, onde tanto as bebidas como a comida sejam a preceito.

 

A festa de abertura, que acontece já esta terça-feira, dia 30 de Abril, conta com a presença dos Djs André N e Matti e é a ocasião perfeita para o lançamento do novo Menu de Sushi do Azor Hotel.

 

O Azor Hotel localiza-se de frente para a marina de Ponta Delgada, na Avenida Dr. João Bosco Mota Amaral, N.º 4.

 

 

Cinco Dias de Street Food European Festival em Cascais

 

Cascais recebe mais uma edição do Street Food European Festival  de 27 de abril a 1 de maio nos Jardins do Casino Estoril. A iniciativa que estará em Cascais pela 5ª. vez, visa dar a conhecer aos visitantes a variedade e novidades de ofertas nacionais e internacionais de street food.

 

Um dos momentos altos terá lugar dia 28 de abril com a seleção do representante português do Street Food Awards que em setembro marcará presença na final europeia na cidade de Malmoe, na Suécia.

 

Bravo´s Hot Dog, Épic Chicken, Tasquinha dos Sabores, Snakies, Sopa no Pão, Coal,  Iconic Pizza, são alguns dos food trucks já confirmados.

 

Organizado por Pedro Bravo, em parceria e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, o STREET FOOD EUROPEAN FESTIVAL pretende promover a gastronomia portuguesa e trabalhá-la como impulsionadora do turismo em Portugal, particularmente no concelho de Cascais.

 

Pedro Bravo, acredita que " este é o principal evento do país para os amantes do Street Food e que a diversidade de oferta de comida irá surpreender os visitantes e cativar muitos deles para voltar. Nesta edição estamos a fomentar a relação entre os food trucks presentes, de modo a que tragam ofertas complementares e proporcionem uma experiência única para cada opção dos visitantes."

 

Quarenta horas de atividade e música ambiente diária, para animar os momentos gastronómicos dos fãs do Street Food European Festival.

 

Mais informações

 

 

Portugal organiza 1º festival do mundo inspirado na "dieta da saúde planetária"

 

  • 16 horas de puro entretenimento para toda a família.
  • 2 dias (17 e 18 de maio de 2019) das 10h às 18h.
  • 1º Festival do mundo inspirado na Dieta da Saúde Planetária que pretende motivar o público a comer de forma mais saudável para combater a obesidade e as alterações climáticas.
  • Programação inédita que mistura, pela primeira vez, live acts e concertos infantis, mascotes ao vivo, insufláveis para todas as idades, workshops e showcookings e, claro, um batalhão de famosos super-heróis da banda desenhada, da televisão e do cinema para transmitir exemplos positivos aos mais novos.
  • Bilhete Individual: 8€ - à venda em www.heroisdafruta.com
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Pela primeira vez, a APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil organiza o «Festival Heróis da Fruta», um evento pioneiro no mundo inspirado na Dieta da Saúde Planetária para motivar miúdos e graúdos a comer de forma mais saudável para combater a obesidade e as alterações climáticas. A primeira edição realiza-se nos dias 17 e 18 de maio, das 10h às 18h, no Parque Urbano do Zambujal em Alfragide.

"O que comemos tem um enorme impacto na nossa saúde e uma pegada ainda maior para o nosso planeta. De acordo com a FAO, a atual produção de alimentos consome 70% da água potável disponível no planeta e contribui para o aquecimento global através da emissão de gases com efeito de estufa. Por outro lado, mundialmente morrem a cada ano 4 milhões de pessoas por causas relacionadas com a obesidade e 2 mil milhões sofrem com doenças associadas ao excesso de peso" explica Mário Silva, presidente e fundador da APCOI.

Segundo o relatório da Dieta da Saúde Planetária publicado por uma comissão de 37 cientistas internacionais, a principal ação global a tomar para defender a saúde humana e salvar o planeta é aumentar substancialmente a ingestão diária de frutas, legumes e outros alimentos de origem vegetal, por ser esta a categoria alimentar com maiores benefícios nutricionais na prevenção de doenças e cuja produção é mais ecológica.

Para incentivar as crianças e as suas famílias a adotar um estilo de vida mais saudável e sustentável, a APCOI convidou um batalhão de famosos super-heróis do cinema, da televisão e da banda desenhada que vão assumir o papel de

"mentores" que além das habituais selfies vão também partilhar inúmeras dicas e exemplos positivos com o público do festival.

“Homem-Aranha”, “Batman e Robin”, "Super-Homem", "Mulher Maravilha", "Zorro", "Power Rangers", "Catwoman", "Ironman", "Flash", "Capitão América", "Thor", "Catnoir" e “Ladybug” são alguns nomes já confirmados para a 1º edição do «Festival Heróis da Fruta» que promete ser uma inesquecível festa para toda a família, na qual as crianças vão poder viver a experiência de se transformarem em mini super-heróis e testar ao vivo os seus superpoderes, através de dezenas de insufláveis, jogos e outras diversões. 

O evento propõe além disso, uma programação inédita que juntará no mesmo recinto mascotes ao vivo, workshops pedagógicos, rastreios de saúde, showcooking de alimentação saudável e ainda um palco com grandes nomes da música portuguesa para crianças: Ip&Op do Hip Hop e claro, o "super" Avô Cantigas!

São esperadas milhares de crianças de todas as regiões do País — e os seus pais, familiares e professores —, uma vez que este é também o primeiro encontro nacional das mais de 5 mil escolas e 350 mil alunos que desde 2011 já participaram na iniciativa escolar de educação para a saúde «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável».

Os bilhetes individuais para o «Festival Heróis da Fruta» custam apenas 8€ e já estão à venda, na Bilheteira Online e em lojas como Worten ou Fnac. As crianças até aos 2 anos (inclusivé) têm entrada gratuita. Aplicam-se ainda descontos especiais e ofertas para escolas. Mais informações disponíveis no site www.heroisdafruta.com ou pelo telefone 960474700.

Pão de Ló deMargaride já é uma Marca Colectiva e será Produto com Indicação Geográfica Protegida em breve

 

 

Este mês de março, o Pão de Ló de Margaride passou a ser uma marca coletiva, passo inicial que irá de encontro ao objetivo final de criação da “Indicação Geográfica Protegia – IGP” do Pão de Ló de Margaride.

 

O fabrico do Pão de Ló ou pão leve, em Margaride, data de há mais de três séculos. O da casa de Leonor Rosa da Silva, a casa mais antiga ainda hoje aberta, data de há um século e meio. Foi no início do século XVIII, há cerca de 300 anos atrás, que uma mulher, de nome Clara Maria, começou o fabrico deste Pão de Ló. A sua Casa, tal como hoje, encontrava-se localizada na freguesia de Margaride, no centro da atual cidade de Felgueiras, factor que deu o nome a este doce tradicional.

 

O registo como marca nasce da importância cultural deste doce, quer ao nível da sua história, quer pelo que representa na vida dos felgueirenses e visitantes. O Pão de Ló de Margaride constitui-se também como um elo de ligação com o estrangeiro, como forma de levar Portugal até aos emigrantes.

 

Trata-se de um produto regional, de produção artesanal, carregado de sabor e de história produzido no Concelho de Felgueiras, com caraterísticas únicas. A tradição e as raízes à terra e ao estrangeiro sentem-se ao longo da sua história.

 

O tradicional doce muito leve, redondo, com um buraco ao centro, envolvido no papel em que foi cozido e tradicionalmente partido e comido à mão constitui-se agora uma marca coletiva.

 

De marca coletiva a Produto Regional Certificado

 

O objetivo principal do processo é a criação de marca coletiva e “Indicação Geográfica Protegia – IGP” do produto, que reconheça ao Pão de Ló de Margaride e o seu caráter tradicional e genuíno, tendo em vista a comercialização do mesmo em mercados externos.

 

A candidatura apresentada pela Associação Empresarial de Felgueiras foi preparada ao longo de vários meses para que pudesse reunir todas as exigências que garantissem sua viabilidade, no âmbito dos fundos do Norte 2020.

 

O processo de certificação do Pão de Ló de Margaride, abrange todo o concelho de Felgueiras, e respeita um conjunto de normas ao nível do respeito pelo receituário tradicional, métodos de fabrico e embalagem e definição dos ingredientes, entre outros aspetos.

 

Este processo irá trazer um aporte às empresas do setor auxiliando-as a acelerar o processo de modernização e exportação do seu produto, iniciado há alguns anos. Do ponto de vista dos consumidores, representará uma garantia de que o produto certificado cumpre todas as exigências de fabrico e qualidade.

 

De acordo com a candidatura proposta pela AEF, foram desenvolvidos um estudo de caracterização do setor e o conhecimento dos mercados internacionais. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos irão decorrer até ao final de junho em sessões publicas, na Casa das Torres. Até ao momento foram apresentados a logomarca e o estudo de mercado e do setor.

 

A Cooperação empresarial e ações de marketing internacionais são outras ações que compõe o plano e devem ser concretizadas ao longo dos dois anos de vigência.

 

A tradição no mundo online: site e redes sociais

 

A tradição secular associada ao Pão de Ló de Margaride aliou-se ao novo mundo moderno. A partir de agora, o melhor embaixador das terras de Felgueiras já tem um sítio na Internet.

 

O Pão de Ló de Margaride tem presença no mundo online, apresentando um website pautado pelo respeito à tradição, mas também pela modernização que o processo de certificação lhe veio atribuir.

 

A apresentação moderna e intuitiva permite ao utilizador conhecer o Pão de Ló de Margaride, as suas características e a história que vem a ser escrita há mais de três séculos. O utilizador poderá ficar também a par de todo o processo de certificação como produto regional, dos estudos, regulamentos e notícias.

 

Com o objectivo de consolidar a presença online, o novo site está totalmente integrado com as redes sociais: FacebookeInstagram.

 

A presença no ciberespaço constitui-se como mais um passo na constante melhoria da comunicação com os consumidores, fornecedores, parceiros e visitantes.Agora estar ligado ao Pão de Ló de Margaride é fácil e pode ser feito através de um click.

 

 

A Associação Empresarial de Felgueiras já conta 77 anos desde a data da sua fundação. Centra as suas atividades no sector de Atividades de Organizações Económicas e Patronais, visando garantir a excelência na representação dos seus associados, servindo de interlocutor junto das instituições públicas e privadas, satisfazendo as suas necessidades, defendendo os seus interesses e promovendo a sua imagem, com serviços pautados pelo rigor e transparência.

 

 

A famosa Cataplana à Caseiro

A Cataplana do Grupo de Restauração "Caseiro", presente nos restaurantes do Arneiro (chef Lucília Rodrigues Batista) e da Praia de Carcavelos (chef Luís Miguel Alves), no concelho de Cascais, dá que falar. O Grupo Caseiro mostrará a preparação.

 


A Cataplana é, antes de mais, um peculiar e singular utensílio culinário nacional de cuja origem ainda pouco se sabe, pois não há registo histórico oficial da sua criação. A Cataplana, tal como a conhecemos, começou a ser produzida há muitas décadas, no Algarve, por antigos caldeireiros, mestres na arte de trabalhar o cobre, razão pela qual esta região do Sul do País foi outrora muito conhecida.

 


O processo de cozedura utilizado na Cataplana impede a perda dos aromas dos alimentos, garantindo, desta forma, um pleno e excelente sabor. Além disso, a cozedura na Cataplana é mais saudável, dado que não permite reduzir calorias e gordura na confecção das suas receitas.

 

A típica Cataplana distribui o calor de forma mais uniforme e eficiente, poupando-se no tempo de confecção e, assim, na energia usada.

 

O Grupo Caseiro sempre apostou nesta apreciada iguaria algarvia e magnífico utensílio, um verdadeiro símbolo do património gastronómico português.

 

Já de seguida, partilhamos convosco a preparação da Cataplana, um dos pratos típicos do Menu Caseiro, pela mão da chef Lucília Rodrigues Batista. Bom apetite!

 


Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0LIFK1hQkC8

 

 

Festival do Peixe da Pateira

Periodicidade Diária

domingo, 19 de janeiro de 2025 – 00:07:12

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