Câmara de Oeiras e Embaixada do Reino Unido trazem a Oeiras o Museu da Lua, do artista britânico Luke Jerram

 

De 5 a 8 de julho, a Câmara Municipal de Oeiras e a Embaixada do Reino Unido trazem a Oeiras (Jardins do Palácio Marquês de Pombal) o Museu da Lua, no âmbito do Encontro Ciência 2019.

 

O Museu da Lua, desenvolvido pelo artista britânico Luke Jerram, consiste numa réplica da Lua, com sete metros de diâmetro, construída a partir de imagens de satélite de alta resolução da superfície lunar. A instalação é uma fusão de imagens e iluminação lunar, complementada por uma banda sonora desenvolvida pelo aclamado compositor britânico Dan Jones.

 

Desde 2017, o Museu da Lua já foi exibido em inúmeros locais, e em diversos eventos.  Durante a última exibição no Reino Unido, uma menina perguntou ao artista "vais devolver a lua quando a exposição terminar?”.

 

O Museu da Lua será acompanhado de uma programação cultural, aberta ao público.

 

A Câmara Municipal de Oeiras associa-se a esta iniciativa no âmbito do programa Oeiras Valley, lançado no passado mês de maio, que pretende criar um ecossistema único para a investigação e para os negócios, tendo como pilares estratégicos a ciência e a tecnologia, num território que é já a sede de grandes empresas e instituições de investigação nacionais e internacionais.

 

A presença em Oeiras do Museu da Lua, enquanto símbolo da criatividade e inovação britânicas, é o perfeito complemento à participação do Reino Unido, como país convidado, no Encontro Ciência 2019, que terá lugar de 8 a 10 de Julho no Centro de Congressos de Lisboa, e que terá como um dos temas científicos em destaque o 50º aniversário da chegada do Homem à Lua.

 

Citações

 

Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais:

“Para a Câmara Municipal de Oeiras é muito importante acolher um evento destas dimensões, que alia a ciência à cultura. No âmbito do programa Oeiras Valley, lançaremos nos próximos meses a estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas, a da educação e sociedade, a da inovação, e a da internacionalização. Em 2020, vamos organizar o primeiro festival internacional da ciência (Oeiras Valley Festival de CIência)”.

 

Embaixador Britânico em Portugal, Chris Sainty:

“É um enorme orgulho poder colaborar com a Câmara Municipal de Oeiras para trazer a Portugal esta fantástica instalação artística. Esta Lua em Oeiras, e a nossa participação no Encontro Ciência 2019 como país convidado, ilustram na perfeição as fortes relações bilaterais entre Portugal e o Reino Unido nas áreas da educação, cultura, ciência e inovação, e que queremos aprofundar no futuro”.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...