Apresentação do livro “A Geração da Rutura dos Deficientes das Forças Armadas” na Biblioteca da Amadora

 

 

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos acolhe, no dia 9 de julho, pelas 18h30, a apresentação do livro “A Geração da Rutura dos Deficientes das Forças Armadas”.
 
A obra, publicada pela editora Parsifal, tem prefácio do filósofo e pensador Eduardo Lourenço, e será apresentada pelo coronel Manuel Lopes Dias, presidente da direção nacional da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), e por Francisco Janeiro, presidente da direção da delegação de Lisboa da associação. 
 
Entrada livre. 

«A história da Associação dos deficientes das Forças Armadas confunde-se com a própria luta dos deficientes da guerra colonial pelo reconhecimento dos seus direitos e está ligada à explosão coletiva decorrente da queda do regime ditatorial do Estado Novo. Este livro procura fixar esse complexo e fecundo movimento iniciado ainda antes do 25 de Abril, em ligação com o Movimento dos Capitães, trazendo ao conhecimento público o percurso de vida dos deficientes das Forças Armadas e a sua luta tenaz e intransigente pelo direito a uma vida digna numa sociedade democrática. Revela os esforços de reintegração social realizados pelos deficientes das Forças Armadas e o seu contributo, no domínio da reabilitação, para a criação de uma sociedade mais inclusiva. Dá conta da persistência na preservação da memória da guerra colonial por parte das suas maiores vítimas.»
 
Sobre a Associação dos Deficientes das Forças Armadas – ADFA

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas – ADFA foi fundada, em 14 de maio de 1974, é uma associação livre e independente, considerada pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública, referência publicada no Diário da República, nº 114, de 19 de maio de 1981.

A ADFA tem sede em Lisboa e é constituída por 12 Delegações em todo o Continente e Regiões Autónomas e vários Núcleos.

A ADFA desenvolveu um trabalho ao nível da renovação das mentalidades, no pós 25 de Abril, em relação às pessoas com deficiência, contribuindo para o lançamento das bases de um novo associativismo de participação ativa e das suas organizações representativas.

ADFA foi condecorada, em 13 de fevereiro 1996, com a Ordem do Mérito, por sua Excelência o Presidente da República, Dr. Mário Soares e em 19 de dezembro de 2008 com a Ordem da Liberdade, por sua Excelência o Presidente da República professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.

Em 10 de dezembro de 2015, a ADFA foi distinguida com o Prémio Direitos Humanos 2015, atribuído pela Assembleia da República.

Esta instituição tem como missão assegurar os direitos dos deficientes militares, reivindicando e desenvolvendo condições que possibilitem o pleno exercício da cidadania. Prosseguir com ações de cariz social e contribuir para a resolução das questões dos associados.
Texto in https://www.adfa-portugal.com/instituicao/ 
 
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6  – Venteira
 
 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...