18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Sintra homenageia Maria Almira Medina

 

No ano em que se assinala o Centenário do Nascimento de Maria Almira Medina o município de Sintra homenageia a vida e obra da escritora.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, irá descerrar uma Placa em Homenagem à Artista e Escritora, este sábado (29 de agosto) pelas 16h30, no Jardim dos Sabores, na Volta do Duche.

 

Ainda no decorrer das comemorações do Centenário da Maria Almira Medina, o MHNS -Museu de História Natural de Sintra recebe a  exposição “Centenário – Maria Almira Medina” de 17 de setembro a 8 de novembro. Também no mês de setembro o museu abrirá portas a “ALMERINDA – Uma História de Amor ao Próximo,” uma peça de Teatro Infantil e de educação ambiental, levada a cabo pelo Grupo Acusa Teatro.

 

Maria Almira Pedrosa Medina nasceu em Tavarede, Figueira da Foz, a 29 de agosto de 1920 e viveu em Sintra desde os seis anos de idade até ao seu falecimento em 2016, tornando-se um importante marco na história da cultura sintrense.

 

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboae com o curso de Ciências Pedagógicas, foi docente, animadora do ensino do teatro e da poesia, junto de escolas secundárias, foi também coordenadora de jornais escolares impressos que incentivaram exposições, colóquios e atividades regionais, exerceu a sua atividade como tradutora de francês, espanhol e romeno.

 

Alternando entre o texto e a ilustração, colaborou com várias revistas, livros escolares e jornais nacionais, dos quais destacamos o Jornal de Sintra; A Pena; Sintra Regional, Jornal de Letras e Artes, O Século; Jornal de Notícias, e muitos outros.

 

Foi diretora da revista "Sintra Regional" e após a morte do seu pai, António Medina Júnior [fundador do "Jornal de Sintra"] assumiu a direção do jornal entre o ano de 1983 e 1991. No ano de 1943 teve lugar em Sintra, a sua primeira exposição coletiva - I Exposição dos Artistas Sintrenses -a que se sucederam muitas outras mostras em Portugal e pelo mundo.

 

Mais informação AQUI

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:10:42

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...