15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Alfa Romeo 75 Turbo reforça colecção do Museu do Caramulo

 

 

A colecção permanente de automóveis do Museu do Caramulo foi reforçada com um Alfa Romeo 75 1.8 Turbo de 1987.

 

O automóvel foi doado ao Museu do Caramulo por Fausto Vidal e após a reabertura ao público já poderá ser visto em exposição.

 

Sobre o Alfa Romeo 75 1.8 Turbo (1987)

 

Lançado em 1985 para celebrar o 75º aniversário de produção da marca de automóveis Alfa Romeo, o modelo 75 foi o último modelo produzido exclusivamente pela casa de Arese antes de esta ser adquirida pelo grupo Fiat.

 

Com design a cargo de Ermanno Cressoni, o Alfa Romeo 75 tinha como objectivo, em meados dos anos 80 do século passado, substituir o já ultrapassado Giulietta, com o qual chegou ainda a partilhar vários componentes.

 

Apesar de ter sido lançado numa época conturbada a nível financeiro, a Alfa Romeo não deixou nunca de procurar manter as características e pedigree desportivo que sempre a caracterizaram, com a difícil missão de transportar a marca para o século XXI, enquanto se arrumava a casa a nível interno, e que acabou por redundar na aquisição da empresa pelo gigante automóvel de Turim.

 

O modelo aqui apresentado é a versão turbo, equipado com um motor 1800cc, que, alimentado por 153cv o permitiam atingir, à época, uns respeitosos 214 km/h de velocidade máxima.

 

Com estas prestações, o Alfa Romeo 75 1.8 Turbo, garantia assim aos seus proprietários alguma diversão, numa plataforma familiar e facilmente adaptável às rotinas do dia-a-dia.

 

Este exemplar faz parte de um restrito lote de apenas três veículos que vieram para Portugal, aquando do seu lançamento, sendo actualmente o único sobrevivente a rolar no nosso país.

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 17 de maio de 2021 – 09:28:01

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...