18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Planetário de Marinha reabre ao público com sistema único em Portugal

 

 

O Planetário de Marinha, anteriormente conhecido como Planetário Calouste Gulbenkian, reabre as portas ao público esta quinta-feira dia 18 de novembro com um novo sistema de projeção, que permite uma experiência imersiva e de 360º única em Portugal.

 

 

O novo conceito do Planetário dispõe de um sistema de projeção híbrido. Esta nova arquitetura é constituída por uma projeção ótica, assegurada pela continuidade do Universarium e por um sistema de projeção digital fulldome, da Zeiss.

 

A projeção digital fulldome é constituída por 8 projetores LED VELVET, que corresponde a uma configuração de 8 canais de imagens projetados sectorialmente na cúpula, proporcionando uma imagem completa sem quaisquer vestígios de separação.

 

Apesar de a astronomia continuar a ser o tema principal, agora o Planetário de Marinha, com o sistema de projeção fulldome, está capacitado para proporcionar ao visitante espetáculos e apresentações, nas quais poderá exibir conteúdos de outras áreas como as ciências da vida, o desporto, a história ou mesmo espetáculos música.

 

O ano de 2021 marca a história do planetário, pelo início de um novo modo de viajar pelo Universo e de abordar outros temas.

 

O Planetário de Marinha, inaugurado em 20 de julho de 1965, é atualmente o segundo maior da Europa com o mais avançado sistema digital existente.

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 20:05:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...