18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Alfredo Keil e Dvorak em concerto pela Orquestra Municipal de Sintra

 

A Câmara Municipal de Sintra apresenta no Centro Cultural Olga Cadaval, Dance Mauresque de Alfredo Keil e a Sinfonia Nº8 de Dvorak pela Orquestra Municipal de Sintra, no dia 28 de junho pelas 21h00.  


Este concerto, com direção de Cesário Costa, marca a estreia absoluta de Dance Mauresque de Alfredo Keil e é de grande importância para um melhor conhecimento deste autor que tantas ligações teve a Sintra. Trata-se de uma obra escrita em 1902 inspirada nas danças dos mouros, com música de caráter medieval.

Alfredo Keil é hoje em dia conhecido essencialmente, por ser o compositor do Hino Nacional “A Portuguesa”, foi um dos mais influentes compositores portugueses na transição do século XIX para o século XX.

A obra orquestral de Keil é pouco divulgada nos dias de hoje, porém Dvorak, contemporâneo de Alfredo Keil, afirmava-se como um dos maiores compositores europeus e um dos expoentes do romantismo, como é exemplo a Sinfonia n.º 8, Op. 88, estreada em 1890, hoje considerada como uma das maiores obras sinfónicas do período romântico.

Alguns anos mais cedo, em 1866, estreava em Praga a ópera "A Noiva Vendida" de Bedrich Smetana, da qual é extraída a Dança dos Comediantes, que abre o concerto de forma festiva e brilhante.

A Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II é um projeto único a nível nacional que pretende permitir a fruição da grande música clássica em todo o território do concelho de Sintra.

A entrada para o concerto é gratuita, mas limitada à lotação disponível, num máximo de 2 bilhetes por pessoa.

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:56:02

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...