17 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Regresso das Festas da Cidade e Gualterianas

Concertos, Feira de Artesanato, Celebrações Religiosas, bandas e costumes tradicionais convivem no regresso das Festas da Cidade e Gualterianas
 
Tradição secular celebrada desde 1906 em Guimarães anima novamente a cidade com concertos de Expensive Soul (5 agosto) e Camané (6 agosto), entre diversas atividades tradicionais, até à grande Marcha Gualteriana a encerrar as festividades a 8 de agosto
 
As Festas da Cidade e Gualterianas celebram-se até ao dia 8 de agosto na cidade berço convidando quem a visita, e nela habita, a sentir o pulsar de Guimarães que por estes dias é um espaço e tempo de vivência de tradições centenárias, constituindo uma das mais importantes atrações festivas de toda a região Norte do país. Uma vivência que nos faz convergir com o movimento, as cores, as emoções transmitidas e experienciadas através de atividades diversificadas que interligam a tradição à contemporaneidade, em contacto com o património e a comunidade, navegando do artesanato à diversão com concertos de Expensive Soul e de Camané na praça da Plataforma das Artes, e as ruas da cidade a serem vividas com atuações artísticas de diversas expressões tradicionais e criativas, celebrações religiosas, Feira de Artesanato, bem como uma exposição de fotografia alusiva a acontecimentos decorridos na edição de 1947 destas Festas.
Este fim de semana, a praça da Plataforma das Artes volta a ser palco de grandes concertos das Festas da Cidade e Gualterianas. Os Expensive Soul têm encontro marcado com o público em Guimarães na noite de sexta-feira, para um aguardado regresso após a sua atuação na Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. Com um som poderoso, marcado pelo cruzamento de soul, r&b e hip-hop, os Expensive Soul são um caso particular na cena musical portuguesa. Liderado por Demo (António Conde) e New Max (Tiago Novo), o projeto iniciou a sua atividade em 1999, mas a grande explosão de popularidade deu-se em 2010, quando editam o disco “Utopia”, que contém o tema “O Amor é Mágico”, conquistando seguidamente gerações e variados prémios (entre os quais, 2 Globos de Ouro, melhor música em 2011 e melhor grupo em 2013), airplay nas rádios e lugares cimeiros nas tabelas de vendas. “A Arte das Musas”, o álbum lançado em 2019, marcou um ano de afirmação e celebração para os Expensive Soul que não só celebraram 20 anos de carreira com um novo disco como partilharam este momento de celebração com o público num espetáculo inesquecível e totalmente criado à sua imagem no fim de 2019, na Altice Arena. 
 
Os Expensive Soul, conhecidos pelos seus concertos “mágicos”, prometem elevar o seu legado nesta digressão realizada em 2022. E à semelhança da atuação no Multiusos de Guimarães em 2012, o concerto dos Expensive Soul no âmbito das Gualterianas vai contar com um largo conjunto de músicos – que assumem cordas, teclas, percussão, sopro, vozes – e a participação dos Velhos Nicolinos da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG), que subirão ao palco no tema “Eu não sei”, numa noite auspiciosa. 
 
No sábado, o palco da Plataforma das Artes pertence a Camané, fadista acarinhado pelo público português e não só. Dispensando apresentações e sendo atualmente um dos intérpretes mais respeitado pelos seus pares, conta com dez discos de originais, o último deles (“Horas Vazias”) lançado em outubro do ano passado, que servirá de mote ao concerto em Guimarães. A voz de Camané enriqueceu-se, aperfeiçoou-se, tornou-se mais solta mas também mais funda. Se o norte da sua arte continua a ser “entregar as palavras”, como sempre gostou de dizer – a maneira como a voz transporta e comunica a emoção que se esconde por trás de um poema –, atualmente Camané entrega as palavras como nunca o fez antes. 
 
Amália Rodrigues, Amélia Muge, Maria do Rosário Pedreira, Teresa Muge, David Mourão-Ferreira, Fernando Pessoa, João Monge, Jorge Palma, Júlio Dinis, Pedro Abrunhosa, Sérgio Godinho e Vitorino Salomé, são apenas alguns dos autores cujas palavras Camané entrega em “Horas Vazias”. Será, sem dúvida, uma noite de festa e de celebração do Fado, declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011. Um momento em que o público terá oportunidade de ver e ouvir uma das vozes mais representativas do nosso Fado, acompanhado neste concerto pela viola de fado de Carlos Manuel Proença, a guitarra de José Manuel Neto e o contrabaixo de Paulo Paz. 
 
Com a Feira de Artesanato de Guimarães a poder ver visitada até 8 de agosto (com presença gastronómica) ao longo do jardim da Alameda de São Dâmaso – promovendo o talento de 38 artífices portugueses e o seu trabalho artesanal – e a exposição de fotografia “A Reconstrução – 75 anos sobre a extraordinária história das Gualterianas de 1947” (organizada pela Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património) a decorrer até 24 deste mês, os próximos dias 5, 6, 7 e 8 de agosto também ganham vida extra nas ruas da cidade de Guimarães com as enérgicas e criativas atuações que trazem à cidade nomes como Curinga, Zabadum, Ruído à Portuguesa, manifestações culturais tradicionais como o Desfile e Concentração de Grupos de Bombos, Cantares ao Desafio, Noites de Fado, Festival de Folclore, Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina, Despique de Bandas, a Feira de Gado e Concurso Pecuário, Desfile de Charretes Antigas, e números também indispensáveis nestas Festas como são os casos das Festividades Litúrgicas em honra de São Gualter, a Majestosa Procissão de São Gualter e a famigerada Marcha organizada pela Associação Artística da Marcha Gualteriana, responsável pelo fecho das celebrações a cada edição das Festas da Cidade. À semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona. Quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com maior conforto poderá adquirir um ingresso, no valor de 7,50 euros, nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, da Casa da Memória e da Loja Oficina.
 
 - PROGRAMA - 
28 JULHO – 24 AGOSTO 
Largo de São Francisco 
A RECONSTRUÇÃO – 75 anos sobre a extraordinária história das Gualterianas de 1947 
Exposição de Fotografia (inauguração 28 julho, 21h30) 
Org. Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património 
 
29 JULH0 – 8 AGOSTO 
Jardim da Alameda de São Dâmaso 
XXIV Feira de Artesanato de Guimarães 
 
SEXTA 29 JULHO 
18H00 e 21H00 
Ruas da Cidade 
Bomboémia 
 
SÁBADO 30 JULHO
18H00 e 21H00 
Ruas da Cidade 
Animadixie 
 
21H30 
Largo do Toural 
XXII Festival de Folclore do Grupo Folclórico Recreativo de Tabuadelo 
 
SEXTA 5 AGOSTO 
 
17H00 e 21H00 
Ruas da Cidade 
Curinga 
 
18H30 
Ruas da Cidade 
Desfile e Concentração de Grupos de Bombos 
Grupos de Bombos Amigos da Borga, Estrelas do Norte, Mestre Zé, Nossa Senhora da Hora, 
Os Completos e Teixeira e Lopes 
 
21H30 
Coreto do Jardim da Alameda 
Cantares ao Desafio 
Org. Rádio Fundação 
 
21H30 
Largo de Donães 
Noite de Fado 
FaDouro 
 
22H00 
Largo do Toural 
Festival de Folclore 
 
22H00 
Praça da Plataforma das Artes 
Expensive Soul 
 
SÁBADO 6 AGOSTO 
 
09H30 
Campo de S. Mamede 
Feira de Gado e Concurso Pecuário 
Org. Cooperativa Agrícola Concelhia de Guimarães, CRL 
 
17H00 e 21H00 
Ruas da Cidade 
Zabadum 
 
21H30 
Largo do Toural 
Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina 
 
21H30 
Largo de Donães 
Noite de Fado 
Mário Lundum - Imaterial 
 
22H00 
Praça da Plataforma das Artes 
Camané - Horas Vazias 
 
00H30 
Largo Condessa da Mumadona 
Sessão de Fogo de artifício 
 
DOMINGO 7 AGOSTO 
 
09H00 
Ruas da Cidade 
Desfile e Concentração de Grupo de Bombos 
Grupos de Bombos Amigos da Borga, Estrelas do Norte, Mestre Zé, Nossa Senhora da Hora, 
Os Completos e Teixeira e Lopes 
 
10H30 
Ruas da Cidade 
Desfile de Charretes Antigas 
 
12H30 
Igreja de São Francisco 
Festividades Litúrgicas em honra de São Gualter 
Org. Irmandade de São Gualter / Venerável Ordem Terceira de São Francisco 
 
17H00 e 21H00 
Ruas da Cidade 
Ruído à Portuguesa 
 
18H00* 
Ruas da Cidade 
Majestosa Procissão de São Gualter 
*Inicia no Largo da Fonte Santa, em Urgezes, pelas 17h30 
Saída da Igreja de São Francisco pelas Ruas da Cidade 
Org. Irmandade de São Gualter / Venerável Ordem Terceira de São Francisco 
Participação da Banda das Caldas das Taipas 
 
21H30 
Largo do Toural 
Despique de Bandas 
Banda das Caldas das Taipas 
Banda de Pevidém 
 
21H30 
Largo de Donães 
Noite de Fado 
Serenata de Fado de Coimbra 
 
SEGUNDA 8 AGOSTO 
 
22H00 
Ruas da Cidade 
Marcha Gualteriana 
Org. Associação Artística da Marcha Gualteriana
 
 
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 27 de setembro de 2022 – 05:26:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...