16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho celebrou primeiro aniversário

As comemorações do primeiro aniversário do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho decorreram esta sexta-feira, 5 de agosto, precisamente um ano após a sua inauguração. O equipamento conta, agora, com um jogo interativo que acompanha a exposição permanente, assim como duas instalações que evocam a importância da bicicleta enquanto meio de transporte, lazer e desporto.
 
Ao início da tarde, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, sublinhou os “bons resultados nesta meta volante do primeiro ano e que queremos que sejam incrementados nos anos seguintes”. A presidente da Câmara Municipal referiu os cerca de 5.000 visitantes que passaram pelo Museu ao longo do primeiro ano e destacou o recente reconhecimento do equipamento pela Associação Portuguesa de Museologia.
 
“Queremos que este Museu ajude a criar uma rede nacional de museus desportivos” acrescentou Laura Rodrigues, mencionando o trabalho de cooperação que tem vindo a ser desenvolvido com diversas entidades. No horizonte está, ainda, a valorização do espaço envolvente ao equipamento enquanto zona de lazer destinada a jovens e famílias.
À receção de boas-vindas seguiu-se uma visita ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, que conta agora com o jogo “A Volta ao Museu”. Os visitantes são convidados a personalizar o seu atleta virtual, percorrendo várias etapas que põem à prova os conhecimentos sobre a modalidade e alguns dos seus protagonistas.
 
Durante a visita foi, também, apresentada uma bicicleta de grandes dimensões, que agora integra a exposição temporária Um Outro Lado da Bicicleta. Já o espaço exterior conta, agora, com um ponto de encontro em formato de bicicleta. Um local de referência para os passeios, treinos e competições da Academia Joaquim Agostinho e para todos os que, diariamente, recorrem à bicicleta para praticar atividade física.
 
Multitudes: Future Nostalgia foi a performance de dança contemporânea da escola de dança Performact, da autoria de Ali Clarke, que explorou a magia da bicicleta e dos momentos domésticos e quotidianos. A apresentação antecedeu o momento em que se cantaram os parabéns ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho e que marcou o final das comemorações do seu primeiro aniversário.
 

Periodicidade Diária

sábado, 13 de agosto de 2022 – 02:52:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...