18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

CM de Lisboa marca presença na 93ª edição da Feira do Livro de Lisboa

 
Câmara Municipal de Lisboa marca presença na 93ª edição da Feira do Livro de Lisboa com uma oferta cultural diversificada dirigida a todos 
 
De 25 de maio a 11 de junho, as Bibliotecas de Lisboa (BLX) da Câmara Municipal de Lisboa convidam todos a usufruir de uma programação cultural diversificada, que inclui este ano cerca de 100 atividades pensadas para todas as idades, com histórias para contar, autores para conversar, livros para descobrir e música para escutar.
 
O espaço das BLX continua a apostar na divulgação de autores portugueses, brasileiros e moçambicanos, proporcionando ainda debates, tertúlias e encontros emocionantes entre o público e os diferentes convidados nacionais e internacionais, com enfoque mais uma vez nas parcerias estabelecidas com o Camões – Instituto de Portugal, Centro Cultural Português em Maputo, Centro Cultural de Cabo Verde, a ILGA Portugal, entre outras entidades. Ao longo destes dias, são muitos os editores, escritores, poetas e músicos que irão passar pelo stand das BLX e celebrar com as pessoas a importância do Livro e da Leitura.
 
Este ano a Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa junta-se à programação das BLX que, como é habitual, conta com a presença da Galeria de Arte Urbana, do Arquivo Municipal | Fotográfico, da Imprensa Municipal, do Departamento de Desporto, do Departamento de Educação e da Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia.
 
Para o Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, será ainda apresentada uma programação especial com um conjunto de atividades pensadas para as crianças e famílias com o objetivo de fomentar a imaginação, o gosto pela leitura e a descoberta de novos autores infantis. A Associação Animais de Rua estará presente ao longo deste dia no espaço das BLX, estando agendada para as 15h00, um encontro com o ator Heitor Lourenço, o seu cão Julinho e o público. Esta atividade inclui um momento de leitura de algumas passagens do seu livro “O Cão Que Leu”.
 
No primeiro dia, a 25 de maio, a abertura da programação será efetuada, às 18h30, pela Banda The Ziguais da APPDA (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e do Autismo). Criada em 2002, esta banda apresenta um reportório musical variado, fruto das escolhas pessoais de cada um dos seus membros. Uma banda que não deixa ninguém indiferente e que procura, através da música, sensibilizar o público para a problemática do autismo e para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e livre de preconceitos.
 
Às 19h30, terá lugar uma cerimónia oficial de entrega de livros à Biblioteca Nacional de Cabo Verde com a apresentação ainda do projeto “Ora di Bem” (“Hora de Voltar” em tradução livre) promovido pela Associação de Estórias Ouvir e Contar, fruto de uma parceria da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e do CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde/Embaixada de Cabo Verde em Portugal.
 
Os dias que se seguem são preenchidos com oficinas que contam com a presença de escritores, entre os quais Mélio Tinga (escritor moçambicano e vencedor da edição de 2023 da residência literária em Lisboa), sessões de histórias BLX, concertos, apresentações de livros, performances teatrais, música para bebés com o Nota a Nota de Laura Ferreira, oficinas de rimas e escrita criativa, clube de leitura da ILGA, entre outros eventos agendados para estes 18 dias de Feira do Livro.
 
No Dia Mundial do Meio Ambiente, a 5 de junho, há muita programação para descobrir com a Casa dos Animais de Lisboa e os seus jogos de tabuleiro ou o Clube de Leitura da Biblioteca Palácio Galveias Nó Cego de Carlos Vale Ferraz com moderação de Adelaide Bernardo. No dia 10 junho das 10h00 às 12h00, a Animais de Rua estará novamente com os seus cães no espaço das Bibliotecas de Lisboa, para promover a interação entre estes animais e as crianças que visitem este espaço.
 
De 25 de maio a 11 de junho, o stand das BLX celebra a Cultura, a Multiculturalidade, a Leitura e os Livros com uma série de autores convidados, como Mélio Tinga, Fernanda Salgueiro, José Costa Pina, Márcio Martelli, Elsa Teixeira, Maria Francisca Macedo, Rui Cordeiro, Helena Cavaco, Sílvia Brites, Carmen Garcia, Sandrina Esteves, Pedro Alves da Silva, José Fanha, Sofia Paulino, Analita Santos, Ana Catarina Veiga, Susana Ribeiro, Lúcia Vicente, Nuno Amaral, Daphne van Winkel, Patrícia Sarmento, Ana Cláudio, Ana Ervedoso, Luís Palma Gomes, Marina Palácio, Joana Maurício, Cristina Arvana, Adélia Carvalho, Mafalda Mota, Susana Filipe, Ana Cláudio, Sílvia Rainha, Rui Correia, António Fernando Nabais, Rita Mira e Mariana Jones, entre outros.
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 03:34:32

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...