18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Xabier Díaz, um dos maiores artistas galegos da atualidade, atua com as Adufeiras de Salitre no Porto

Imagem em concerto de Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre.
 
Xabier Díaz, um dos maiores nomes da música tradicional galega, volta a Portugal para dois concertos únicos no Porto e em Lisboa e na companhia das Adufeiras de Salitre, com quem gravou o seu mais recente disco “As Catedrais Silenciadas”. 
 
O artista da Corunha (Espanha) atua já na próxima semana numa das mais emblemáticas salas da cidade do Porto, o Novo Ático no Coliseu do Porto a 4 de junho.
 
Neste espetáculo Xabier Díaz apresenta ao vivo muito do seu repertório, mas em especial o seu último disco “As Catedrais Silenciadas” que concluiu uma trilogia que lhe é bastante pessoal. Este disco é o culminar de um processo que começou em 2015 e em que o elemento diferencial na sua sonoridade é o conjunto de mulheres vocalistas e percussionistas juntarem-se ao artista.
 
Nestes últimos sete anos, dificilmente haverá aldeias na Galiza que não tenham sido visitadas pelo músico. As composições, de Xabier Díaz, em muitos casos, partem de um trabalho de pesquisa, ouvindo as canções das mulheres do campo e, por outro lado, dando-lhes o seu toque particular. Na música do artista são detetas as influências de outras latitudes e novas letras que trazem frescor a uma matéria-prima típica do noroeste espanhol.
 
Os bilhetes para o espetáculo do Porto já estão à venda e podem ser comprados nos locais habituais e através da Ticketline. 
 
A 26 de setembro de 2023 o artista retorna a Portugal para um concerto no Teatro da Trindade Inatel em Lisboa.
  1. Primeiro
  2. No salón das cereixas
  3. Tentenublo
  4. As catedrais silenciadas
  5. Amiga siempre
  6. Botei un ai!
  7. Unha duas tres e catro
  8. Agarrado de Vilar de Cabeiras 2.0
  9. Muiñeiras ao puño
  10. Illas de sal
 
Curiosidades sobre o lançamento de "As Catedrais Silenciadas":
Três meses consecutivos no Top Ten do World Music Charts Europe e entrada na secção Top of the World da prestigiada revista Songlines (edição agosto-setembro 2020).
 
A Transglobal World Music Charts, uma das listas mais reconhecidas, incluiu "As Catedrais Silenciadas" no seu ranking dos melhores álbuns 2020-2021: no número 28 do mundo e no número 1 da Península Ibérica.
 
O tema "Amiga siempre" foi incluído no álbum de compilação Great Tunes From The World Music Charts Europe. Esta é uma escolha feita pela WMCE, a mais prestigiada lista global de música do mundo, endossada por críticos de mais de vinte países.
 

Periodicidade Diária

domingo, 14 de abril de 2024 – 09:07:22

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...