18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Aveiro celebra o Dia de Portugal com visitas à Caravela Vera Cruz, a inauguração de uma escultura de Rui Chafes e concertos de Música Portuguesa

 
Aveiro celebra o Dia de Portugal com visitas à Caravela Vera Cruz, a inauguração de uma escultura de Rui Chafes e concertos de Música Portuguesa
 
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) preparou um programa especial de celebração do dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, por ocasião da iniciativa Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024.
 
As comemorações terão início já na sexta-feira, dia 7 de junho, com a viagem de Lisboa para Aveiro da Caravela Vera Cruz, embarcação típica da era dos Descobrimentos.
 
Esta expedição a Aveiro da Caravela Vera Cruz está enquadrada num Protocolo entre a CMA e a Associação Aprovela, vai contar na tripulação da viagem de Lisboa (saída do Cais de Alcântara na Sex.07JUN24 às 12.00 horas) a Aveiro (chegada ao Cais do Sal no Sab.08JUN24 às 17.00 horas), com um grupo de 10 Cidadãos que foram sorteados de entre 1.000 candidatos, sendo a comitiva da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), liderada pelo Presidente Ribau Esteves.
 
“A Câmara Municipal de Aveiro não podia estar mais satisfeita com a vinda da Caravela Vera Cruz até ao Município, integrando as comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal – que este ano também celebra os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. Esta embarcação é uma marca permanente da portugalidade, onde se incluem os valores da história, do património, da cultura e da identidade portuguesa, com um especial simbolismo no ano em Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura”, afirma o Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves.
 
A Caravela Vera Cruz, que estará no Cais do Sal entre 09 (domingo) e 15 de junho (sábado), contará com um programa de visitas e de atividades criado no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura. Nos dias 09, 10 e 15 de junho, a embarcação estará aberta a toda à população, entre as 10h00 e as 22h00, com interrupção nas horas de almoço (13h00 às 14h00) e de jantar (20h00 às 21h00). Entre 11 e 14 de junho haverá um programa especial de visitas à Caravela para os alunos do ensino básico e secundário, nos períodos da manhã e início da tarde. Nestes dias (de terça-feira a sexta-feira), os cidadãos que desejem visitar a Caravela Vera Cruz poderão fazê-lo a partir das 16h00 e até às 22h00.
 
Embarcação típica da era dos Descobrimentos
A Caravela foi uma embarcação inventada e usada pelos portugueses durante a era dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI. A Vera Cruz foi construída no ano 2000, no estaleiro naval de Vila do Conde, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, e tem como objetivos possibilitar o treino de vela e experiências de mar, a realização de provas e outros eventos náuticos e de investigação do comportamento e manobra das antigas caravelas – atividades sobretudo aos mais jovens.
 
Esta ação realizada pela CMA tem a colaboração da entidade detentora da embarcação, a Aporvela - Associação Portuguesa de Treino de Vela, uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 1980 com o intuito de estreitar a ligação dos portugueses ao mar, mantendo viva a tradição do nosso património marítimo.
 
Inauguração da escultura símbolo de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024
 
No dia 10 de junho (segunda-feira), pelas 16h30, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, e o escultor Rui Chafes inauguram a escultura deste Artista Português de referência. Esta obra de arte, que já está na Praça General Humberto Delgado / “Pontes”, fica para a cidade como peça-símbolo que assinala a realização da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
 
“Em arte o que é importante não é apenas o que se vê, mas também, o que não se vê, o que se pressente e se adivinha, as várias camadas que constituem o seu pensamento e a sua raiz. A maneira como uma obra de arte se apresenta ao Mundo é mais do que somente a sua forma: o visível e o invisível são a sua essência constituinte”, afirma Rui Chafes.
 
O nome da escultura será revelado durante a inauguração.
 
Rossio recebe concerto único de músicas portugueses com um toque de contemporaneidade
 
Na tarde do dia 10 de junho, entre as 14h30 e as 18h30, a Praça do Rossio será palco de um concerto único, apresentado pelo projeto Terra da Música – Passadiço Musical do País. O espetáculo, com curadoria de Pedro Jóia e colaboração da Rota Clandestina, conta com algumas das melhores recriações da música tradicional portuguesa do Minho, Beira Interior, Madeira, Açores, Alentejo e Algarve. Em palco estarão músicos destas regiões, que têm em comum o olhar da contemporaneidade e, simultaneamente, o amor pelo legado dos seus antepassados.
 
O concerto inclui, no seu repertório, uma música original de Pedro Jóia encomendada especificamente para Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024.
 
Espetáculo “Fado Camões” De Lina_ na Praça Da República
 
Para encerrar com chave de ouro a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Praça da República haverá uma atuação da fadista LINA_. A artista apresentar o seu novo disco dedicado à poesia de um dos mais notáveis poetas portugueses, Luís Vaz de Camões, adaptada ao fado tradicional.
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de julho de 2024 – 16:15:20

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...