Renovação da Casa de Vidro da NOVA FCSH traz novo espaço cultural à cidade de Lisboa

 
- “Pensa nos Outros” marca o arranque da nova fase da Casa de Vidro
- Casa de Vidro da NOVA FCSH reabre renovada
- Até 15 de outubro | NOVA FCSH (Campus da Avenida de Berna)
 
A Casa de Vidro, espaço cultural situado no campus da Avenida de Berna, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), abre ao público este mês de julho após obras de remodelação. Este espaço foi recuperado a pensar em acolher exposições temporárias, workshops, performances e encontros que promovam o pensamento crítico, a criação artística e o debate plural.
 
A sua estrutura transparente simboliza a sua missão: abrir a Faculdade à comunidade e dar visibilidade à produção intelectual e cultural que nela se desenvolve. A NOVA FCSH reforça assim o seu papel como instituição de portas abertas, com este espaço acessível e comprometido com a partilha de ideias e a diversidade de olhares de entrada livre.
 
No passado a Casa de Vidro já recebeu as exposições: “Salgueiro Maia, Jornalista” - na celebração dos 50 Anos do 25 de Abril -, “Montra em execução” com desenhos e esculturas do docente da NOVA FCSH Nuno Pires Soares e “Fotos Delas: 25 de Abril / 1.º de Maio” com fotografias que retratam mulheres na Revolução dos Cravos. Este espaço cultural tem agora patente entre julho e outubro a evocação do poema “Pensa nos Outros”. Esta instalação é um convite à empatia, à memória e à reflexão coletiva, através do poema homónimo de Mahmoud Darwish, o mais reconhecidos poetas palestinianos e figura central da literatura árabe contemporânea. A sua obra, profundamente marcada pelo exílio e pela resistência, transforma a palavra num gesto político, ético e profundamente humano. “Pensa nos Outros” evoca o poder da poesia como forma de escuta e de resistência.
 
Mahmoud Darwish (1941-2008) foi um poeta e escritor palestiniano, considerado um dos maiores nomes da literatura contemporânea. Foi o autor da Declaração de Independência Palestina, escrita em 1988.
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...