19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu José Malhoa

Localidade: Concelho: Distrito:
Caldas da Raínha Caldas da Rainha Leiria

 

O Museu José Malhoa mostra o maior núcleo reunido de obras do seu patrono e uma importante coleção de pintura e de escultura dos séculos XIX e XX, revelando-se a quem o visita como o museu do Naturalismo Português. Completam as coleções uma Seção de Cerâmica das Caldas - articulada em torno da importância de que se revestiu a atuação de Rafael Bordalo Pinheiro para a faiança local e do conjunto único das 60 esculturas de terracota da “Paixão de Cristo” -, o núcleo de Escultura ao Ar Livre e uma Biblioteca de Arte com um acervo de mais de 5.000 espécies.

 

A 17 de junho de 1933, por despacho ministerial pronunciado sobre “Parecer favorável” do Conselho Superior de Belas Artes, é criado o “Museu José Malhoa”, embora esta concordância ressalve qualquer encargo para o Estado.

 

O falecimento de Malhoa ocorre em 26 de Outubro desse ano e o Museu será solenemente inaugurado, em instalação provisória, a 28 de Abril de 1934, dia do aniversário do artista. São fundadores da instituição, a par com António Montês, Joaquim Agostinho Fernandes, José Filipe Rodrigues e o pintor caldense José de Sousa.

 

O Museu fica instalado na “Casa dos Barcos”, no Parque D. Carlos I, cedida e beneficiada pelo Hospital Termal, e abre anualmente ao público de 28 de abril a 26 de outubro. À data da inauguração, é apresentado o anteprojeto para edifício próprio, desenhado pelo Arq. Paulino Montês, e é lançada a primeira pedra, em terreno do Parque concedido pelo Hospital Termal.

 

A 11 de agosto de 1940, o edifício é inaugurado, no âmbito dos festejos provinciais dos Centenários da Fundação e da Restauração de Portugal, sendo entregue com toda a coleção à Junta de Província da Estremadura, instância que promoveu a obra e que passará a tutelar o então denominado Museu Provincial de José Malhoa.

 

Assim se ergue em Portugal o primeiro edifício projetado para fins museológicos, que veio a ser contemplado com importantes ampliações e remodelações, sendo a última realizada entre setembro de 2006 e dezembro de 2008, da autoria dos Arq. João Daniel e João Santa-Rita. A reabertura do edifício, a 19 de Dezembro de 2008, coincidiu com uma nova apresentação das coleções e uma significativa melhoria das condições de acolhimento dos visitantes.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: http://mjosemalhoa.drcc.pt/site/index.php

Periodicidade Diária

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 – 18:41:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...