19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Ferreira de Castro

Localidade: Concelho: Distrito:
Vila Velha Sintra Lisboa

 

O Museu Ferreira de Castro apresenta o percurso vivencial do grande romancista português Ferreira de Castro através da exposição de edições raras, manuscritos, objectos pessoais e ilustrações originais para as suas obras, entre outros objectos.

 

O Museu Ferreira de Castro situa-se em plena Vila Velha de Sintra, no Casal de Santo António. Contém o espólio particular, literário e artístico do grande romancista português Ferreira de Castro (1898-1974), doado pelo próprio ao Povo de Sintra, um ano antes de falecer.

 

Por ordem cronológica, é tratado o percurso vivencial do escritor, podendo ser apreciadas edições raras, manuscritos, objectos pessoais e ilustrações originais para as suas obras, entre outros objectos.

 

O gabinete de trabalho do escritor foi reconstituído de acordo com o que existia na sua casa de Lisboa. Para além dos objectos pessoais e de escrita, saliente-se os retratos da autoria de Eduardo Malta, Roberto Nobre e Stuart Carvalhais. O Museu exibe ainda telas e desenhos de Bernardo Marques, Cândido Portinari, Elena Muriel, Jorge Barradas e Júlio Pomar, entre outros, e escultura de António Duarte, Anjos Teixeira e Júlio de Sousa.

 

O espólio documental de Ferreira de Castro é constituído por mais de 20 mil documentos de epistolografia, periódicos, manuscritos, fotografias, estando acessível a investigadores.

 

Ferreira de Castro é um dos escritores portugueses mais traduzidos. A Selva, o seu livro emblemático, foi traduzido em publicado em todas as latitudes, havendo que juntar-se-lhe títulos fundamentais como Emigrantes, Eternidade, Terra Fria, A Volta ao Mundo, A Lã e a Neve, A Curva da Estrada, A Missão, As Maravilhas Artísticas do Mundo ou O Instinto Supremo, entre outros. A sua obra foi galardoada com diversos prémios (Ricardo Malheiros, Academia de Belas Artes de Paris, Águia de Oiro do Festival do Livro de Nice, União Latina), sendo proposto por duas vezes para o Prémio Nobel da Literatura.

 

Nascido numa aldeia do concelho de Oliveira de Azeméis, José Maria Ferreira de Castro escreveu grande parte da sua obra em Sintra, em cuja Serra está sepultado, numa vereda que conduz ao Castelo dos Mouros.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.

 

Outras Informações: Rua Consiglieri Pedroso, 34 - Vila Velha, 2710-550 Sintra

Periodicidade Diária

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 – 20:02:03

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...