>
Localidade: | Concelho: | Distrito: |
Barcelos | Barcelos | Braga |
O Museu de Olaria enquanto lugar de memórias, sítio de vidas, oficina do imaginário, perpetua a identidade de um povo, sendo ao mesmo tempo, centro dinamizador de cultura e da transmissão geracional cultural.
O Museu de Olaria foi criado em 1963, após a doação de uma valiosa coleção recolhida pelo etnógrafo Joaquim Sellés Paes Villas Boas, passando a acolher peças de olaria da região de Barcelos, de outras regiões do país, da lusofonia e de outros países estrangeiros.
Antes da designação Museu de Olaria chamou-se Museu de Cerâmica Regional e mais tarde designou-se Museu de Cerâmica Popular Portuguesa, funcionando numa sala subterrânea do Paço dos Condes, junto à Igreja Matriz de Barcelos onde se manteve até 1982.
Em 1995, a 29 de julho, o Museu de Olaria abriu pela primeira vez ao público no edifício da antiga “Casa dos Mendanhas Benevides Cyrne”, recuperado e adaptado expressamente para albergar e expor as coleções do museu. Integra a Rede Portuguesa de Museus desde o ano 2000.
O Museu conta com um acervo de mais de 9.000 peças, constituído essencialmente por coleções de cerâmica portuguesa fosca e vidrada (de Norte a Sul) e estrangeira (países como Angola, Argélia, Brasil, Timor, Chile, Espanha e Cabo Verde).
Ao longo dos anos o seu acervo tem vindo a ser investigado, proporcionando a edição de várias publicações temáticas. Simultaneamente o museu tem vindo a concretizar uma política expositiva que privilegia as exposições temporárias, pelas quais se pretende cativar novos públicos, para que possam contactar com a riqueza e diversidade da olaria.
Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC
Outras Informações: Rua Cónego Joaquim Gaiolas - 4750-306 Barcelos