>
Localidade: | Concelho: | Distrito: |
Portimão | Portimão | Faro |
Foi no renovado edifício da antiga Fábrica de Conservas “Feu Hermanos”, datado dos finais do séc. XIX, que surgiu a 17 de Maio de 2008 o Museu de Portimão, pólo de difusão cultural e espaço de descoberta das origens e da evolução da comunidade, do seu território e dos aspetos mais marcantes da sua história industrial e marítima. A sua exposição de referência “Portimão, Território e Identidade”, representa uma síntese histórica do percurso socioeconómico e cultural das populações que aqui viveram e marcaram a singularidade da sua identidade e território.
As origens do Museu de Portimão reportam-se a 1983, quando a Câmara Municipal de Portimão aprova um projeto museológico visando a investigação, recolha, documentação e divulgação do património local, com especial destaque para o arqueológico, industrial, náutico e subaquático. Em 1996, o edifício da antiga Fábrica de Conservas “Feu Hermanos” foi adquirido pelo Município de Portimão, tendo em vista a sua adaptação ao futuro Museu. Três anos mais tarde (1999), é elaborado o Programa Museológico e lançado o concurso para o Projeto de Arquitetura, a que se seguiu o processo de construção e reabilitação do edifício, o apetrechamento técnico e museográfico das novas instalações, cuja inauguração e abertura ao público ocorreu a 17 de Maio de 2008.
A primeira exposição de longa duração “PORTIMÃO – TERRITÓRIO E IDENTIDADE”, está estruturada em 3 percursos:
1-Origem e destino de uma comunidade; 2 - A vida industrial e o desafio do mar; 3 - Do fundo das águas.
O acervo do museu é constituído por coleções documentais e iconográficas (séculos XV a XX), coleções de património industrial, etnográfico e imaterial (séculos XIX a XX) relacionado com a indústria conserveira, a construção naval, a pesca a Fábrica Feu, entre outros. Coleções de Arqueologia (da pré-história à história contemporânea), provenientes de locais como Alcalar, Monte Canelas, Abicada, Monte Mar, Vale da Arrancada, Vila Velha, Alvor, Baralha e a coleção "Manuel Bentes"; coleções de arqueologia sub-aquática (coleção Rio Arade) e ainda a coleção Manuel Teixeira Gomes (séculos XIX a XX).
Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.
Outras Informações: http://www.museudeportimao.pt/