>
Localidade: | Concelho: | Distrito: |
Covilhã | Covilhã | Castelo Branco |
O Museu de Lanifícios, inaugurado em 1992 e aberto ao público regularmente desde 1996, apresenta-se hoje como um museu polinucleado, com três núcleos criados: - Real Fábrica de Panos - Real Fábrica Veiga/Centro de Interpretação dos Lanifícios (sede do museu) - Râmolas de Sol
O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, foi instituído com a finalidade de salvaguardar a área das Tinturarias da Real Fábrica de Panos, uma manufatura de Estado, fundada pelo Marquês de Pombal em 1764. Esta área encontra-se integrada nas instalações da UBI e foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1982. Este primeiro núcleo resultou da aplicação de metodologias de intervenção que, tanto no âmbito da investigação como da conservação e da musealização do património industrial, podem ser consideradas pioneiras em Portugal. Dedicado à fase da pré e proto industrialização dos lanifícios, este núcleo do Museu vive das estruturas arqueológicas e arquitetónicas preservadas in situ, articulando-se simultaneamente com informações de natureza técnica (fabrico e tingimento dos panos de lã e construção de um espaço manufatureiro) e de natureza arqueológica e histórica.
O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior tem por missão a salvaguarda e a conservação ativa do património industrial têxtil, assim como a investigação e divulgação das tecnologias associadas ao processo de industrialização dos lanifícios. Tem ainda por finalidade contextualizar esta atividade numa vasta área que tem por matriz a serra da Estrela e por centro histórico a cidade da Covilhã, afirmando-se como um centro de interpretação da rota turística peninsular Rota da Lã-TRANSLANA.
- Real Fábrica de Panos - focalizado no período da pré e proto industrialização dos lanifícios (séc. XVIII).
- Real Fábrica Veiga/Centro de Interpretação dos Lanifícios - integra a sede do Museu desde 2004, o núcleo museológico sobre a industrialização dos lanifícios (séc. XIX-XX), e um Centro de Documentação/Arquivo Histórico dos Lanifícios.
- Râmolas do Sol - núcleo ao ar livre constituído por um conjunto de râmolas de sol e um estendedouro de lãs.
Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC
Outras Informações: http://www.museu.ubi.pt/