19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu de Arte Sacra do Funchal

Localidade: Concelho: Distrito:
Funchal Funchal RA Madeira

 

O acervo do Museu é constituído por pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria. As coleções situam-se cronologicamente entre os séculos XV e XIX. Neste Museu de Arte Sacra é de destacar o núcleo de pintura flamenga dos séculos XV e XVI. Toda esta pintura chegou à Madeira na chamada época áurea de produção açucareira no século XVI. As encomendas eram feitas nos principais centros da Flandres como Bruges e Antuérpia. Os painéis flamengos distinguem-se não só pela sua grande qualidade como pelas grandes dimensões, pouco comuns nos museus da Europa. É de realçar, ainda, a coleção de escultura flamenga proveniente especialmente de Malines e de Antuérpia. Da pintura portuguesa que incide nos séculos XVI, XVII e XVIII, destaca-se do século XVI o Ecce Homo e a Ascensão de Cristo atribuído a Fernão Gomes. No núcleo de ourivesaria que abrange os séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, salienta-se a cruz processional de Água de Pena do séc. XV, uma bandeja e um cálice com punção de Antuérpia do século XVI, assim como a cruz processional, oferta de D. Manuel I à Sé do Funchal. No núcleo dos paramentos, a maioria bordados a ouro e a matiz destaca-se a casula bordada a ouro sobre lhama de ouro da Sé do Funchal.

 

O Museu de Arte Sacra foi fundado em 1955 e abriu ao público a 1 de Junho desse ano. A construção é do século XVII e foi remodelada no século XVIII após o terramoto de 1748. Este complexo conjunto arquitetónico, situado à rua do Bispo 21, na cidade do Funchal, desenhado pelo mestre das obras reais Jerónimo Jorge em 1604, foi mandado construir pelo bispo D. Luís Figueiredo de Lemos. Da construção primitiva subsistem as arcarias viradas a norte, assim como algumas dependências a sul e ainda a capela que lhe fica anexa. Esta capela da evocação a S. Luís de Tolosa de lavrado portal, ostenta o brasão da família dos Figueiredos.

 

Após o terramoto de 1748 o paço foi remodelado e as obras devem-se ao mestre das obras reais Domingos Rodrigues Martins, sob coordenação do bispo do Funchal D. João do Nascimento. O edifício foi Paço Episcopal até 1910. Em 1911 passou a pertencer à Fazenda Nacional. De 1914 a 1943 ali funcionou o Liceu do Funchal. Com a saída do Liceu, o antigo Paço começou a ser transformado e adaptado para instalação do Museu Diocesano.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: Rua do Bispo, 21 - 9000-073 Funchal

Periodicidade Diária

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 – 19:24:52

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...